Header Ads

Apps ajudam a estimular prática esportiva, mas não substituem especialistas

Aplicativos podem estimular o início da prática esportiva e eliminar o sedentarismo (Foto: Divulgação Hapvida)

Eles contam calorias, teor de gordura, auxiliam a memorizar séries de exercícios e até explicam quais movimentos ajudam a perder mais peso. Centenas de aplicativos gratuitos de atividades esportivas são oferecidos aos usuários de tablets e smartphones em vários idiomas. O "personal trainer virtual" não substitui o profissional da área e que, basear-se apenas na tecnologia para os exercícios pode oferecer riscos à saúde.

Os aplicativos não medem, por exemplo, níveis de força e de flexibilidade, além da postura corporal. Por isso, a possibilidade de erro é muito grande. A prática incorreta dos exercícios pode ocasionar lesões musculares e de articulações.

A ferramenta pode induzir a pessoa a fazer uma atividade inadequada e, com isso, ter uma lesão. Pequenas correções de postura, ângulos articulares e regulagem da intensidade de carga no exercício são fundamentais para um treino correto e, consequentemente, para a saúde.

O uso dos aplicativos para estimular o início da prática esportiva e eliminar o sedentarismo é válido. Mas os resultados a longo prazo só aparecem com acompanhamento profissional. Qualquer ferramenta que estimule é bem-vinda. Só que ele (aplicativo) tem um limite. A pessoa pode até ter um resultado imediato, mas com o passar do tempo vai querer melhorar sua aptidão física e não vai conseguir sem orientação profissional, que é sempre muito mais completa.       

Para os iniciantes na prática esportiva, Adriano Loureiro indica atividades com baixo impacto para evitar contusões. "No começo, deve-se tomar muito cuidado com o impacto do exercício. A caminhada, o ciclismo, a hidroginástica ou a natação são esportes que trabalham bem os movimentos e são de baixo impacto", diz o educador físico.    


Antes de iniciar qualquer atividade física,  é indispensável passar por orientação médica para verificar se as condições de saúde permitem a prática de exercícios. Até mesmo os treinamentos moderados podem oferecer riscos a quem é portador de doenças cardiovasculares ou sofre de hipertensão e diabetes, por exemplo.

A avaliação deve ser sempre realizada por um médico, visto que cada caso precisa ser individualizado levando-se em conta os fatores de risco de cada um. Pessoas portadoras de certos tipos de arritmias, como as 'ventriculares', têm risco de parada cardíaca e de morte súbita durante o esforço.

No caso dos obesos, segundo o cardiologista, o exercício deve ser realizado de forma progressiva. Ele indica a caminhada ao ar livre ou na esteira para pessoas acima do peso que pretendem iniciar a prática de exercícios. Para os fumantes, o médico disse que não há restrições. Os fumantes não têm restrições para atividade física desde que bem avaliados bioquímica e fisicamente. Isto serve também para os obesos que, após avaliação médica, devem iniciar a atividade de forma progressiva para adaptar o físico ao sistema cardiovascular.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário