Header Ads

5 motivos para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física

http://blog.fitnova.com.br/wp-uploads/2011/09/DIA-DO-PROFISSIONAL-DE-EDUCA%C3%87%C3%83O-F%C3%8DSICA.jpg

Quando a Educação Física foi regulamentada, eu estava na faculdade. Ainda sem entender direito o que significaria anos depois e sem entender como influenciaria no mercado de trabalho confiei na luta de pessoas que estavam na Educação Fisica há mais tempo que eu e procurei saber mais a respeito.

De lá para cá, muita coisa mudou na valorização da nossa profissão. Você pode achar que a desvalorização ainda é grande, que os conselhos existem só para cobrar anuidade do profissional e que ainda há muita gente sem ter concluído a faculdade atuando no mercado de trabalho. Porém, no dia em que a gente deve exaltar as conquistas feitas nesse curto período de regulamentação, vou listar 5 motivos que me fazem comemorar esse dia. Será que você também comemoraria?

1 - Tenho um registro profissional.

O médico tem o CRM, o engenheiro tem o CREA, o profissionl de Educação Fiica tem o CREF. Você pode estar em qualquer lugar do Brasil, trabalhando seja aonde for, que você vai ser reconhecido com o seu registro. Mais do que um número, é o compromisso que um profissional tem com a profissão. A sociedade de uma forma geral reconhece isso.

2 - Grandes Empresas só com profissional habilitado.

A habilitação do profissional não serve só para ter um número que te associe  um conselho. Com o surgimento de grandes empresas na área do fitness, como academias e "centros wellness", eles só contratam profissionais devidamente registrados e que se atualizam buscando melhor conhecimento para o mercado de trabalho.

3 - Cada vez maior o número de profissionais especializados.

A especialização é importante em qualquer profissão e não seria diferente na Educação Física. Cresce o número de profissionais que se especializam e incluem no seu curriculum o título de mestrado e doutorado. Paralelo a isso, é cada vez mais comum o profissional que tem, pelo menos, uma pós-graduação.

4 - O reconhecimento da sociedade

Já falei um pouco disso no item 1 e 2, mas depois de um tempo ter o reconhecimento das pessoas que estão ao nosso redor sobre como fazer e qual é a atividade física mais adequada é gratificante. Na época que me formei, e lá se vão quase 15 anos, a pessoa procurada era a que praticava atividade física há algum tempo. Sei que isso ainda é a realidade em alguns casos, mas hoje a sociedade reconhece mais que quem cuida da atividade física é o educador físico. 

5 - Novas formas de atuação

Com o reconhecimento da sociedade e com o crescimento da importância da atividade física na saúde da população, o profissional passou atuar com atividades diferentes, em locais diferentes e atingir públicos que antes não eram "eletivos" para a prática de exercício físico. Assim, surgiram atividades especificas para populações especiais em locais como praças ou até mesmo academias populares construídas por prefeituras em todo Brasil.

É claro que cada um tem os seus motivos, que equivalem a sua história com a Educação Física. Poderia citar e relacionar mais alguns mas acho que esses cinco aí expostos me farão comemorar.

Comemore você também. É o nosso dia!

Abs,

Daniela Souto - Twitter: @danisouto


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário