Header Ads

Cientistas “rejuvenescem” músculos velhos


man-holding-stones-on-his-big-bicep
As décadas passam, os cabelos ficam brancos ou caem e os músculos já não têm o mesmo vigor da juventude.

Enquanto tinturas e tratamentos contra a calvície podem ajudar a esconder a idade, quando se trata de manter a força muscular a situação é mais complicada: mesmo com exercícios regulares, os músculos perdem a força conforme a pessoa envelhece.

Para entender o que está por trás desse enfraquecimento, um grupo de pesquisadores analisou as células musculares de ratos velhos e, além de descobrir a raiz do problema, encontraram uma solução – ao menos quando se trata desses animais.

"Estepe" muscular

Dentro dos músculos há "reservatórios" de células-tronco, ativadas por exercícios ou ferimentos para reverter os danos. Quando é necessário, elas se dividem e se transformam em novas fibras musculares. Ao final, algumas se multiplicam para manter o "reservatório" e permitir que o músculo se recupere mais vezes.

Ao analisar as células musculares das cobaias mais velhas, os pesquisadores perceberam que restavam poucas células-tronco, o que explicaria por que os músculos vão perdendo a capacidade de se regenerar com o passar do tempo. Contudo, restava a dúvida: por que as células-tronco ficavam escassas?
A equipe encontrou nas amostras níveis elevados da proteína FGF2, que estimula a divisão das células-tronco e é, portanto, essencial para o processo de regeneração muscular. Durante as análises, porém, os pesquisadores perceberam que a proteína estimulava as células-tronco mesmo quando não era necessário, literalmente desperdiçando as "reservas".

Depois de descobrir o problema, os pesquisadores encontraram uma forma de inibir parcialmente a ação da FGF2: injetando uma substância química diretamente nos músculos das cobaias. Com isso, evitaram o desperdício das células-tronco.

"Ainda estamos distantes de prevenir ou reverter o dano muscular em humanos mais velhos, mas esse estudo revelou pela primeira vez um processo que pode ser responsável pelo desgaste muscular relacionado ao envelhecimento, o que é muito promissor", destaca o pesquisador Albert Basson, do King's College London (Inglaterra). Algum dia, é possível que sejamos capazes de "rejuvenescer" músculos. "Se pudermos fazer isso, será possível dar às pessoas a chance de viver com mais mobilidade e independência conforme elas envelhecem".

O próximo passo da equipe é analisar se o mesmo mecanismo descoberto nas cobaias está por trás do desgaste muscular em seres humanos.

*Matéria retirada do site HypeScience 

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .