Header Ads

Atividade física melhora autoestima e desempenho escolar, diz estudo


Um estudo feito com adolescentes obesos no Canadá mostrou que, mesmo quando não leva à perda de peso, a atividade física pode melhorar a autoestima, as habilidades sociais e até o desempenho escolar dos garotos.

Os adolescentes que participaram da pesquisa fizeram exercícios duas vezes por semana, ao longo de dois meses e meio. A atividade era de leve a moderada, sempre supervisionada pelos especialistas, e os participantes podiam parar se quisessem.

Os exercícios foram feitos na bicicleta ergométrica – os participantes puderam escolher a trilha sonora – e em videogames interativos – a escolha do jogo também ficava a cargo do adolescente. A música e os jogos foram usados como forma de distração.

Antes e depois do programa de dez semanas, os adolescentes fizeram uma autoavaliação sobre seu desempenho na escola, na vida social e nos esportes, além de dar uma definição sobre sua imagem corporal e sua autoestima.

Os participantes perceberam uma melhora nesses aspectos psicológicos, embora a atividade não tenha provocado grandes mudanças no físico dos adolescentes.

"Estamos falando de benefícios psicológicos derivados de uma melhora na preparação física, resultado de uma quantidade modesta de exercícios – sem mudança no peso nem na gordura corporal", afirmou Gary Goldfield, do Hospital Infantil do Leste de Ontário, autor do estudo.

"Se você conseguir aumentar sua atividade física e melhorar sua forma ainda que minimamente, vai te ajudar a melhorar sua saúde mental", concluiu. O estudo foi publicado pelo "Journal of Pediatric Psycology".





Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .