Header Ads

Personal Trainer: Construindo uma carreira de sucesso


Construir uma carreira de sucesso é, sem dúvida, o desejo de todo profissional que atua nas mais diferentes áreas; médicos, engenheiros, advogados, economistas, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, entre outros, estão constantemente em busca dos caminhos que os conduzirão ao mais alto degrau de projeção profissional.
O profissional de Educação Física que, historicamente trabalhou como professor nas áreas escolar, recreação/lazer e esporte de competição, para atender as mudanças e necessidades do mercado de trabalho passa a atuar como Personal Trainer.
Segundo dados da IDEA – Health & Fitness Association, os primeiros relatos de atuação profissional e cursos de formação para Personal Trainers  são de 1993, muito embora é sabido que muitos anos antes desta data professores de Educação Física no Brasil, e também no exterior, já atuavam como "professores particulares de ginástica".
Ministrar treinamento personalizado e, portanto, uma forma relativamente nova para o professor de educação física que tem buscado nos últimos 10 anos, nos congressos, encontros técnicos, cursos de extensão universitária e de pós-graduação informações científicas para prepará-los para atender a demanda do mercado.
No entanto as perguntas da grande maioria dos  "personal trainers", que participaram dos cursos que ministrei, tanto no Brasil como na Europa, ou mesmo aqueles que tenho contato pessoal, estão sempre relacionadas com qual o perfil adequado, quais conhecimentos que deve ter, que habilidades deve desenvolver, que habilidades motoras deve aprender, se devem ter um corpo musculoso para impressionar o cliente…
Considerando a minha formação acadêmica, mestrado em educação física, especialização em treinamento personalizado na Clínica do Dr. Cooper em Dallas, 43 anos de experiência na área de Educação Física e proprietário e professor de um Centro de Aptidão Física Personalizado, desde 1990, atendendo mais de 250 alunos, além de professor e Diretor Técnico das Academias RUNNER e Cia. Athlética e palestrante de mais de 450 cursos de formação profissional, desenvolvi um modelo conceitual fundamentado na minha formação acadêmica e nas experiências práticas: os 3 pilares do sucesso profissional.

Como modelo conceitual é importante ressaltar que não é único, existem outros modelos, abordagens  que tratam do tema, não está finalizado, é dinâmico e continuo, porém, particularmente para mim, serve de orientação para a minha carreira profissional e para todos aqueles que me procuram.

Fig. 1 Os 3 Pilares do Sucesso Profissional
Conhecendo os 3 Pilares do Sucesso Profissional
Como você pode observar na fig. 1 a atitude profissional, está em equilíbrio sobre 3 pilares, com a mesma magnitude de importância.
de profissional, que sucessoNa prática o que observamos é a atitude do Personal Trainer, é ela que faz a grande diferença entre os profissionais; segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, atitude significa norma de proceder; comportamento, portanto, de forma muito simples entendemos que os profissionais de sucesso têm uma maneira, um comportamento diferenciado.
Este comportamento diferenciado é, portanto, o resultado do desenvolvimento equilibrado dos 3 pilares acima mencionados: conhecimentos, habilidades motoras e características pessoais.
Pilar no. 1 – Conhecimentos
Muitas pessoas confundem informação com conhecimento… Você pode obter informações por meio da leitura de livros, revistas jornais, na internet, T.V., nos cursos, conversas informais com profissionais, amigos.
Para estar informado você pode frequentemente participar de programas de educação continuada, workshops, congressos, cursos de extensão e, por que não, uma pós-graduação lato sensu.
Atualmente existe um grande número de veículos que disponibilizam a  informação numa quantidade e a velocidade sem tamanho, há bem pouco tempo dependíamos da publicação de um novo livro ou vídeo sobre determinado assunto; com o advento da internet, redes sociais, a informação é, muitas vezes em tempo real, acaba de acontecer é já está disponível.
No entanto é interessante ressaltar que a informação tem um tempo de permanência, dependendo da natureza ela pode "envelhecer rapidamente, ficar desatualizada", ser substituída por algo mais novo. É importante estar bem informado, saber das novidades, as mudanças são muito rápidas.
O conhecimento é a aplicação prática da informação!
Não adianta o Personal Trainer somente buscar informações nos livros de fisiologia, biomecânica e treinamento, aprender a teoria; o grande desafio é ser capaz de aplicá-las nas sessões de treinamento. A teoria da mobilização dos ácidos graxos como fonte de energia é conteúdo que você encontra nos livros de fisiologia, no Google, porém você vai encantar o seu aluno/cliente se elaborar um programa de treinamento com exercícios que ele goste e, principalmente que consiga alcançar seus objetivos e siga  motivado para continuar.
Isto não significa rejeitar a teoria, pois ela á capaz de fornecer as bases sólidas, os tais fundamentos científicos,  para a resolução dos problemas . Dizia o grande inventor Thomas Edison " nada mais prático do que uma boa teoria". Baseado neste princípio ele foi capaz de inventar a lâmpada elétrica, toca-discos, telex, a base dos antigos tubos de TV, entre outras  2000 invenções. É dele também a frase " toda invenção é 1% inspiração e 99% transpiração".
O Personal Trainer, portanto, deve estar atualizado, constantemente buscar informações significativas nas diferentes áreas de conhecimento que compõe o programa de treinamento a ter a competência suficiente para aplicá-las na prática. Treinamento Funcional & CORE, Pilates, Yoga, Alongamento Miofascial, Avaliação Funcional, Treinamento Concorrente, Periodização de Treinamento, Anatomia das Emoções, Coaching, são os mais novos conteúdos e, ao mesmo tempo,  tendências  que compõe os modernos programas de treinamentos que, inquestionavelmente,  o Personal Trainer deve conhecer.
Lembre-se: Conhecimento transmite segurança e confiança!
O conhecimento que possui deve ser utilizado sempre que necessário, não só para elaborar as sessões de treinamento, mas também para mostrar  para o seu aluno/cliente  o quanto você sabe quando eventualmente  questionado ou mesmo para explicar de forma clara e objetiva, com fundamentos científicos, o seu trabalho.
Você deve ser respeitado pela sua performance, aparência física, amabilidade, carisma mas, principalmente também pelo seu conhecimento técnico e científico. Este conjunto de
Pilar no. 2 – Habilidades Motoras
Sob o ponto de vista teórico o termo habilidade motora significa "atos ou tarefas motoras que devem ser aprendidas e executadas corretamente, são aprendidas pela prática".
Sob o ponto de vista didático, no processo ensino-aprendizagem,  as Habilidades Motoras que compõe o pilar no. 2 tem relação  com dois aspectos importantes: com a  capacidade que o personal trainer deve ter para executar tecnicamente, de forma correta,  diferentes habilidades motoras funcionais,  como também ser capaz de auxiliar a aprendizagem das respectivas habilidades pelo do aluno.
De forma objetiva, o personal trainer deve ser capaz de:
  1. Demonstrar corretamente a execução dos exercícios, de forma clara e objetiva, verbalizando e identificando pontos relevantes, ou seja, utilizando a comunicação verbal e visual para tornar a informação o mais eficiente possível.
  2. Auxiliar a execução dos exercícios identificando os pontos adequados  para propiciar uma ajuda adequada;
  3. Corrigir a execução dos exercícios, também conhecido como feedback corretivo  utilizando, para tanto, a informação visual (demonstrar forma correta de executar a habilidade motora), verbal ( informar verbalmente o que está ocorrendo de errado e o local) e a táctil- sinestésica (tocar nos pontos/áreas onde está o erro).
Um aspecto importante, que não deve ser esquecido, é a utilização do feedback valorativo – elogiar o desempenho do aluno, exteriorizar o seu sentimento com palavras, tais como, muito bom, gostei da execução, você melhorou muito, muito melhor do que esperava, você está evoluindo muito rápido…excelente ! é uma forma didática de aumentar a motivação e manter o interesse do aluno.
O Personal Trainer deve e dominar estas três habilidades motoras, a competência de ensinar com sucesso é muito mais do que somente a se limitar a trocar pinos no equipamento de musculação ou ficar como segurança de esteira, ao lado do seu aluno, esperando terminar o tempo programado. Durante o treino, depois de demonstrar o exercício a ser realizado, quando necessário, tem que estar atento para fazer as devidas correções (verbal ou táctil sinestésica) quando necessário e não se esquecer de auxiliar  o aluno a executar os exercícios mais complexos, e, é claro elogiar sempre…com moderção.
Pilar no. 3 – Características Pessoais
Não encontramos na literatura especializada, artigos, livros ou mesmo pesquisas que relacionam, de forma clara e objetiva, quais são exatamente as características pessoais que o Personal Trainer deve ter para ter sucesso, conseguir realmente encantar seu aluno /cliente.
As características pessoais são inerentes a cada indivíduo, identificam a maneira que cada um é, a sua forma de ser, são inatas e podem ser desenvolvidos, dependendo de alguns fatores, entre eles, incentivo, oportunidade, motivação intrínseca e motivação extrínseca (Guiselini, 2009).
Existe um número determinado dessas características, quais são as mais importantes?
A seguir, estão relacionadas algumas das características pessoais que um Personal Trainer deve ter, de acordo com um trabalho de pesquisa que realizei com, cerca de 60 alunos/clientes, no qual a pergunta efetuada foi:
Identifique cinco principais características que você julga importantes que o Personal Trainer deve ter para desempenhar sua atividade profissional.
O Personal Trainer deve ser um profissional que tenha as seguintes características, segundo o resultado da pesquisa:
Respeitável; Com conhecimento de sua área de atuação; Que me passasse segurança; Simpatia; Acolhimento; Respeito; Honestidade; Energia suave, mas ao mesmo tempo força; Responsabilidade; Dinâmico sem ser ansioso; Aparência limpa, saudável, trabalhada e muito bem cuidada; Personalidade desafiadora; Exigente, Perspicaz, Alerta, Esperto, Discreto; Alguma cultura geral porque, conversando durante a execução de alguns exercícios, parece que o tempo passa mais rápido; Informado; Alegria de viver e de trabalhar; Estimulante; Que não permitisse erros; Pouco condescendente; Gostasse do que faz com amor e dedicação; Se importasse com os resultados tanto ou mais do que eu; Criativo nos exercícios; Assíduo; Que enquanto eu estivesse me exercitando, pudesse sentir que estava sendo seu foco de atenção!; Que tivesse conhecimento e capacidade de me orientar nas dúvidas.
Os resultados da pesquisa demonstram claramente que é o conjunto de várias características que determinam o bom relacionamento, confiança e, consequentemente o sucesso no desempenho profissional.
Uma questão para você pensar:  para você As características que você tem são suficientes para desempenhar seu trabalho com sucesso?
Competência! A longevidade do Sucesso
A construção de uma carreira de sucesso do Personal Trainer, depende, como vimos anteriormente, do desenvolvimento equilibrado dos 3 pilares, eles são fundamentais  porém, sem dúvida existem outros fatores, como em qualquer outra profissão.
A competência, segundo Perronout (1999), é a capacidade de agir eficazmente em determinado tipo de situação, apoiada em conhecimento, mas sem limitar-se a ele; o Personal Trainer competente é, além de ter bem desenvolvido, de forma equilibrada os três pilares, fundamentalmente capaz estabelecer uma relação empática com seu aluno/cliente, é cuidá-lo com acolhimento, percebendo suas características pessoais e usando-as para atingir seus objetivos por meio de exercícios prazerosos.
Deve, portanto,  desempenhar seu trabalho com muito "amor", ser capaz, acima de tudo, de transmitir para seu aluno o quanto gosta  do que faz, os alunos sentem.
Autor:
Prof. Ms. Mauro Guiselini


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .