Header Ads

Higiene em academias de ginástica pode evitar riscos à saúde



Esteiras, aparelhos de musculação, colchonetes, entre outros equipamentos usados coletivamente, diariamente, em todas as academias de ginástica. O local,  indicado para manter a saúde, também oferece riscos.

Segundo especialistas, os aparelhos usados coletivamente deixam expostas diversas bactérias. Entre elas, estão infecções que podem se tornar doenças graves.

"Por ser um local de muita rotatividade de pessoas, os aparelhos acumulam diversas bactérias que podem causar desde uma agressão à pele, como uma micose, quanto uma infecção mais grave", explica o clínico geral Antonio Sérgio Ismael.

A preocupação com a higiene, que pode evitar diversas doenças, deve partir de funcionários das empresas e também dos próprios alunos. Outro cuidado, segundo o clínico geral, está em nunca compartilhar objetos pessoais, como toalhas. "A gravidade de uma possível infecção vai depender muita da saúde da pessoa e, por isso, as pessoas não podem arriscar e ficar vulneráveis", diz Ismael.

A limpeza regular de todos os aparelhos também é imprescindível. Em uma das academias de Sorocaba, no interior de São Paulo, esta preocupação existe. Diversas medidas de proteção ajudam a evitar problemas. "Nós orientamos a todos os atletas que tragam toalhas, é quase uma obrigação. Além disso, os aparelhos são limpos três vezes ao dia, os colchonetes são desinfetados a cada aula. E são disponibilizados em toda a academia bombinhas contendo desinfetante, caso o aluno queira fazer a própria limpeza"", conta Sérgio Antunes, dono de academia.

A Vigilância Sanitária regularmente realiza inspeções nas academias da cidade, que têm cadastro de funcionamento. Nestas vistorias, os técnicos avaliam a estrutura física do local, as condições dos equipamentos disponíveis e a higiene do ambiente e dos equipamentos.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .