Três atividades para plano de aula de Handebol

Grátis: Drive com material de Handebol (artigos e textos)
Segue abaixo três atividades para desenvolver a atividade de Handebol em suas aulas: 
 
 Handebol Lúdico 
 Objetivo: : Iniciar o desenvolvimento de fundamentos técnicos através de atividades lúdicas.
 Duração: 50 min
 Material: bolas, cones, corda grande, arcos
 Faixa Etária: 10 a 12 anos
 Parte Prática:
 
 Aquecimento: 
 Gol ambulante: os alunos dispostos em duas equipes, sendo que cada  equipe deverá eleger o seu goleiro que ficará andando ao redor da quadra  (por cima das linhas do handebol ou outras) com um arco nas mãos  (elevado). 
 As equipes deverão trocar passes e tentarão chegar até o seu arco para  fazer um gol (jogando a bola através do arco). A outra equipe  logicamente não deixará isto acontecer e vai tentar interceptar a bola e  começar tudo de novo. Poderão ser colocadas duas bolas. (10 min)
 
 Parte principal: 
 1 -atividade com grupos de 5 alunos, onde 3 estarão passando a bola  entre si enquanto dois serão os "bobinhos", ao tocar na bola , troca o  aluno que errou o passe (Passes parabólicos por cima dos defensores não  serão válidos).
 2- Dois a dois com uma das mãos dadas, os alunos deverão driblar cada um  a sua bola, e tentar fazer o colega perder a bola puxando-o ou  empurrando-o.
 3- dois a dois com duas bolas deverão atravessar a quadra passando uma  das bolas com as mãos e outra no chão sendo passada com os pés.
 4- Os alunos divididos em dois grupos que ficarão dispostos atrás das  linhas de nove metros (um em cada). Cada aluno deverá ter uma bola, e no  centro ficará uma bola de medicine ball de 3 kg. Através de arremessos  terão que acertar a medicine e fazer com que ela role atravessando uma  determinada linha (a ser escolhida pelo professor).
 A outra equipe pode também impedir que a bola role através dos seus  arremessos, e cada vez que alguma equipe conseguir fará um ponto.
 
 Parte final: Alunos sentados em posições diversas de alongamento e o  professor fará um comentário sobre um aspecto do histórico do handebol.  Por exemplo: Um dos motivos pelos quais o handebol surgiu foi o fato do  prof. alemão Max Reiser criar uma atividade recreativa para as operárias  da fábrica da Siemens na Alemanha. Refletir sobre a preocupação com o  lazer dos operários já naquela época, coisa que no Brasil começou  recentemente.
 
 Caça aos pintinhos - Handebol
 Objetivo: aquecimento lúdico;
 Duração: 15 a 20min;
 Material: nenhum, quadra ;
 Faixa Etária: todas as idades;
 Parte Prática:
    Divide-se o número total dos participantes em grupos com quantidades  iguais, ou bem próximo disso. Forma-se uma fila sendo que uma pessoa  ficará de frente para ela. Essa pessoa que estará virada de frente para a  fila, será o gavião. A primeira pessoa da fila, será a galinha que terá  a função de proteger os pintinhos, podendo usar somente os braços  "abertos" para espantar o gavião (sem empurrá-lo). Os demais da fila  serão os pintinhos que deverão fugir do gavião, porém não poderão se  soltar da cintura um do outro, caso isso aconteça, a brincadeira deverá  ser reiniciada. O Gavião deverá tentar tocar um dos pintinhos. Uma vez  pégo haverá mudança de posição. Repetir até que todos tenham passado por  todas as posições. 
 COMENTÁRIOS: Uma ótima atividade de aquecimento pois possui várias  possibilidades de movimentos e ao mesmo tempo envolve o lúdico, tornando  todo e qualquer tipo de aque
 Hand Fest - handebol -10/02/04
 Objetivo: interação social
 Duração: 40 min
 Material: bolas, cones e uma quadra de esportes
 Faixa Etária: 11 anos
 Aproveitamento: recreação
 
    Dividir a turma em dois grupos. Em cada extremidade da quadra estará  um cone. A atividade começa quando a professora autorizar e funcionará  da seguinte forma: O grupo A será colocado de forma separada ao grupo B.  O grupo que estiver com a posse de bola realizará passes até a zona  próxima aos cones e ao atingí-la, tentará equilibrar a bola sobre ele.  Vence o grupo que conseguir o maior número de bolas equilibradas dentro  do tempo permitido
 
 Handebol Americano
 Objetivo: Executar e aprimorar os passes, dibles, arremessos, corrida, movimentos de defesa e começar a vivenciar o jogo.
 Duração: 60 minutos 
 Material: 1 Bola de handebol, 2 bambolês e barbante
 Faixa Etária: 12 a 15 anos
     1º Parte – Aquecimento 10 minutos. Um aluno será escolhido para  começar a brincadeira sendo o pegador, os outros alunos estarão  espalhados na quadra, ao inicio da atividade o pegador que estará com  duas bolas de queimada nas mãos, deverá encostar a bola nos seus  companheiros. Quem for queimado, deverá se juntar ao pegador inicial, os  dois darão as mãos (formando uma corrente humana) e continuarão a  brincadeira só que agora cada um com uma bola. 
 A bola sempre ficará na extremidade da corrente humana.
 
 2º Parte – O jogo (a duração de cada jogo se definirá com a quantidade  de equipes formadas). Cada equipe será formada por 6 alunos. A equipe  terá que trocar no mínimo 5 e no máximo 10 passes, podendo cada aluno  permanecer 3 segundos com a bola. Após o 10º passe o aluno será obrigado  a arremessar a bola da onde estiver, será gol toda a vez que a bola  passar por dentro do bambolê. O bambolê poderá ser pendurado em qualquer  parte do gol. É recomendado que cada equipe conte em voz alta, para o  professor poder acompanhar e verificar a equipe que ultrapassar os 10  passes. 
 
 3º Parte – Final de aula. Desenvolver uma atividade lúdica para acalmar os alunos para a próxima aula. Sugestão de atividade: 
 Comando de valer - Os aluno estarão distribuídos livremente pelo espaço  de frente para o professor. O professor, para iniciar a atividade, dirá  "Comando de valer". A esse comando, os participantes deverão responder  com o gesto de balançar suas mãos à altura da cintura. O professor dará  novos comandos, os quais deverão ser cumpridos pelos alunos. Porém,  sempre que der um comando o professor dirá a própria palavra "comando"  antes. Exemplo, "comando nariz", as pessoas deverão tocar o nariz. Se o  professor não disser a palavra comando antes da ordem, esta ordem não  deverá ser cumprida pelos alunos, quem cumprir a ordem será  desclassificado e se tornará fiscal ajudando o professor a identificar  os alunos que vierem a errar. O ultimo aluno que ficar será o vencedor.
 
Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
Guia Completo para Trabalhar com Esportes
Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
 
 
 
 
 
 
Post a Comment