Header Ads

Professor ensinando o Handebol na escola

Tudo o que você precisa saber sobre o handebol - Sou Fitness

Basicamente existem 3 princípios que devem nortear um processo que objetiva o desenvolvimento dos fundamentos técnicos do handebol. São eles: delimitar objetivos concretos, trabalhar com persistência temporal e realizar atividades que desafiem os jogadores a aplicar as ações técnicas/táticas do fundamento dentro do contexto do jogo.

 

Grátis: Drive com material de Handebol (artigos e textos) 

Quando falamos em objetivos concretos estamos nos referindo aos objetivos claros e possíveis de serem alcançados, estabelecidos de acordo com os princípios da progressividade e complexidade, devendo ser introduzidos de um modo que os jogadores construam soluções para atingi-los. Neste contexto, a persistência temporal entra como elemento fundamental, pois as repetições disponibilizam tempo suficiente para que o aluno compreenda o gesto técnico/tático que o exercício esteja propondo, assim como também identifique diferentes formas de aplica-los dentro das condições que a situação do ambiente oferece. Este ambiente deve ser construído de uma maneira que os fundamentos técnicos trabalhados sejam aplicados em situações semelhantes ao do jogo em si, e não somente através de exercícios repetidos mecanicamente e que acabam isolando o fundamento do contexto do jogo.

Guerra (2003) nos fala também que, aliados aos 3 princípios descritos anteriormente, existem 4 recomendações que devem ser levadas em consideração no momento de construção das atividades. São elas:

• Razão bola/aluno: delimitar quantas bolas serão necessárias em decorrência do número de alunos que realizarão a atividade proposta.

• Dinamismo e participação: trabalhando sempre em ataque versus defesa, estimular que no treinamento haja a participação com o mesmo comportamento do jogo esportivo em si, ou seja, com vontade, empenho e concentração.

• Normas: em função da maturação biológica/esportiva dos jogadores, construir normas adequadas e seguindo condutas normativas básicas do esporte praticado.

• Razão tempo/nº de jogadores: o trabalho deve ser realizado de uma maneira que todos os jogadores atuem o mesmo tempo durante o treinamento.

Acreditamos que, seguindo estes princípios e recomendações, o professor que trabalha com o handebol no treinamento de base será capaz de elaborar e executar atividades que proporcionem aos seus alunos o pleno aprendizado e desenvolvimento dos fundamentos técnicos deste esporte. Fonte



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .