Header Ads

Hábitos de saúde ruins na adolescência podem encurtar a vida


Estudo envolvendo 5.500 adolescentes norte-americanos mostrou que grande parte dos jovens cultiva péssimos hábitos, o que pode lhes custar alguns anos a menos de vida.

Realizado na Northwestern University Feinberg School of Medicine, o estudo levou em consideração fatores de risco para doenças cardíacas, e mostrou que muitos adolescentes apresentavam elevadas taxas de açúcar no sangue, praticavam pouca atividade física e fumavam. A dieta adota pelos jovens eram ricas em sódio e bebidas adoçadas com açúcar, mas pobre e frutas, verduras e legumes, fibras e proteína magra.

Segundo os pesquisadores, a tendência com o passar da idade e o aumento de peso, o que pode desencadear uma série de problemas de saúde. Por isso, é tão importante cuidar da alimentação desde cedo. "Nossos adolescentes estão comendo muito mal, e isso é alarmante. Devemos mudar essa alimentação enquanto ainda há tempo, senão, os prejuízos à saúde poderão ser desastrosos", diz Donald Lloyd-Jones, coordenador da pesquisa.

De acordo com o pesquisador, crianças e adolescentes devem ingerir o equivalente a quatro ou cinco xícaras de frutas e vegetais por dia, quantidade que deve ser aumentada caso pratique alguma atividade física de esforço, como espores, por exemplo. Cada xícara equivale a uma maça média ou um tomate grande.

Fonte: UPI, 2 de fevereiro de 2012



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .