Header Ads

A importância de panturrilhas fortes


http://definicaototal.com.br/wp-content/uploads/2011/06/musculos-da-panturrilha.jpg

A panturrilha, musculatura posterior da perna formada por dois músculos, o gastrocnêmio e o sóleo, é muito importante não só para a manutenção das funções do deslocamento como também para o coração.

Ela massageia as veias e facilita o retorno do sangue para o coração, o que é fundamental para a saúde circulatória, que funciona como um coração periférico.

Uma vez bem desenvolvida, a panturrilha ajuda a evitar os desconfortos das varizes como inchaço, dor, queimação, sensação de cansaço e até cãimbras.Por causa do hormônio feminino estrogênio, as mulheres são as principais vítimas das varizes.

Sendo assim, elas devem ter sua atenção voltada para o desenvolvimento desse músculo.

A panturrilha pode ser trabalhada com exercícios que têm maior número de séries com menos repetições, de dez a 12 repetições, em três séries.O ideal é fazer os exercícios em dias alternados para evitar o cansaço da musculação.

Segundo os profissionais do esporte, de nada adianta desenvolver os músculos do quadril (glúteos) e do joelho (quadríceps e anteriores de coxa) se a panturrilha não for fortalecida. Ela é responsável também por transferir toda a potência gerada pelos outros grupos musculares ao pé.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário