Header Ads

Conheça as novidades das academias para o verão

Neste verão, algumas academias resolveram criar aulas diferentes, enquanto outras apostaram em atividades que já fizeram sucesso. Os destaques incluem aula de samba, na expectativa do Carnaval; zumba, tendência da área de fitness na Europa e nos Estados Unidos; treinamento militar, inspirado nos exercícios praticados nos quartéis; e até ioga praticada na água.

Confira a seleção das aulas das academias para o verão:

Novidades aquáticas

Os exercícios praticados na água são os destaques da programação de verão da academia Ecofit.

Uma das novidades é a "multinatação", recomendada para quem já pratica natação e outras atividades físicas. Os alunos nadam apoiados no flutuador, somente com um braço e com as pernas amarradas. A atividade trabalha os músculos, melhora o condicionamento físico e desenvolve força, flexibilidade, velocidade e resistência.

A academia também terá aulas de yoga na piscina, com luz amena e trilha sonora indiana, hidroginástica e a "hidro acqua tramp", onde os participantes brincam com o trampolim na água. Eles ficam suspensos por um colete e fazem a aula sem tocar o pé no chão.

Treino militar

Já a rede de academias Bodytech lançou uma aula inspirada nos treinos do Exército. Os alunos se espalham por uma quadra poliesportiva e, divididos em grupos, aguardam as instruções dos professores, que usam apitos e camisetas camufladas, semelhantes às do Exército.

Quando a aula começa, um dos grupos empurra um pneu de caminhão, outro balança uma corda. Outros alunos usam extensores, fazem circuitos entre obstáculos e repetem séries de flexão.

Uma aula de 60 minutos chega a queimar até 500 calorias, segundo a academia. Além de diversão, os exercícios objetivam disciplina e concentração.

Ziriguidum

A Bio Ritmo apostou na festa preferida do verão: o Carnaval. É a terceira vez que a rede de academias leva o ritmo do samba para as salas de ginástica.

Seja para quem vai desfilar nas escolas de samba ou para quem apenas quer aprender a sambar, a aula ensina os ritmos carnavalescos, melhora o condicionamento físico e ainda ajuda a conquistar uma boa forma física.

Em 60 minutos, os alunos aprendem truques para requebrar o quadril e dançar a noite inteira sem perder o fôlego. As tradicionais marchinhas de Carnaval embalam as aulas, que começam neste mês.

Pilates coletivo

Ainda na Bio Ritmo, foi lançada uma aula coletiva de pilates com aparelhos. Ao contrário das aulas em estúdios, cada aluno tem sua própria estação de trabalho equipada com aparelhos e acessórios individuais.

A atividade é composta por três equipamentos e dois acessórios. Os participantes executam os mesmos exercícios simultaneamente, sem precisar trocar de aparelho. Com o kit individual, cada um realiza o treino no seu próprio ritmo, de acordo com sua condição física.

De acordo com a academia, gasta-se até 500 calorias em uma hora, entre esticar a perna, encolher o braço e contrair a barriga. A atividade também promete aumentar a consciência corporal e a flexibilidade, melhorar a postura e ajudar a controlar a respiração.

Ritmo latino

Tendência na área de fitness nas academias da Europa e dos Estados Unidos, a zumba chegou ao Brasil em junho de 2011.

A Runner incluiu a novidade em seu calendário neste verão. Trata-se de um treino aeróbico dançado ao som de ritmos latinos, como merengue, salsa e cumbia.

As coreografias são simples e fáceis de acompanhar, mas, ao mesmo tempo, têm alto gasto calórico. Em 50 minutos de zumba, gastam-se cerca de 500 calorias, perda calórica equivalente a uma hora na esteira, de acordo com os professores da academia.

Outra vantagem da atividade é ser divertida e recreativa, em oposição à musculação, esteira e bicicleta.

Escalada

Outra novidade da Runner é a "air climber", uma aula aeróbica que combina movimentos de subida de escada para as pernas com o auxílio de borrachas de resistência, chamadas "body cords", que ajudam a fortalecer os músculos dos membros superiores.

O aparelho é indicado para pessoas com qualquer nível de condicionamento físico. Em uma aula de 30 minutos, é possível queimar até 300 calorias e tonificar as pernas, os glúteos, o abdômen, os braços, as costas e o peito.

O treinamento também desenvolve a coordenação motora e a resistência cardiorrespiratória.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário