Header Ads

Fatores que caracterizam programa de condicionamento físico


http://www.alienado.net/fotos/2009/01/melhore-o-seu-condicionamento-fisico.jpg

O que devemos saber para que possamos fazer um programa de condicionamento físico decente? Pensando nisso, separei algumas caracteristicas que nortearam esse trabalho:

* Tipo de atividade - que envolvam grandes massas musculares e que possam ser exercitadas de forma contínua e cíclica .
* Duração do esforço - deve ser inversamente proporcional à sua intensidade.
* Iintensidade do esforço - deve ser prescrita de forma a possibilitar uma sustenção do exercício em condiçòes de "steady-state ".
* Frequência do treinamento - preconiza uma frequência semanal variando de três a cinco vezes.

Apenas para lembrar, a grande maioria de pessoas que procuram a atividade física, que querem um trabalho personalizado, são sedentários e de vida ativa, portanto eles procuram: prazer, bem-estar, qualidade de vida , lazer, prevenção e estética .

Neste caso precisa-semontar um programa de exercicios que desenvolvam sua aptidão física, que são:

*Aptidão Cardiorrespiratória - capacidade dos sistemas circulatórios e repiratório de se ajustar e de se recuperar dos efeitos das atividades.
*Aptidão Corporal - quantidade relativas de gordura corpórea e massa corporal magra.
*Aptidão Músculo-Esquelética - flexibilidade , força muscular ( força máxima) e resistência muscular ( força submáxima repetidamente).

Esses três sistemas: pulmões, coração e músculos se comunicam entre si pelas vias químicas e nervosas para assegurar uma coordenação precisa e exigente de todas as atividades. Dessa maneira, quanto mais esses sistemas forem utilizados , mais fácil e prazeiroso serão os exercícios físicos propostos, ou seja, os pulmões, coração e músculos se desenvolvem enquanto as articulaçòes são mantidas flexivéis e a gordura corporal é mantida num nível saudável.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .