Header Ads

Uso da periodização no Spinning







https://redemovimentar.com.br/sistema/imgpost/2dceebd1fa3687753bc3c97284a95875.jpg

O Spinning é uma modalidade de ginástica em grupo que simula um treinamento de ciclismo, com o uso de bicicletas estacionárias, música e frequência cardíaca como ferramentas.

Dentre os benefícios do Spinning, a alta perda calórica é um deles. É possível queimar de 400 a 800 calorias, dependendo das características do praticante (sexo, idade, peso e condição física) e da intensidade da aula. Como é uma atividade intensa, promove a melhora a capacidade cardiovascular, melhoram o tônus das pernas e glúteos e traz diversão, especialmente devido à escolha das músicas.

Embora não seja comum em academias, algumas pessoas utilizam a periodização nos exercícios de Spinning.

Periodização é a programação das aulas. A periodização se divide em Macrociclo que é a visão do treinamento anual. Mesociclo relacionando a mês ou meses e Microciclo que são os treinos de alguns dias ou semana. Por exemplo, há sessões de "montanha", em que os alunos devem fazer bastante força para trabalhar os músculos das pernas; outras que priorizam a perda de gordura; e treinos intervalados, que são feitos para os alunos ganharem fôlego e melhorarem o condicionamento físico.

Veja 5 dicas para uma boa periodização no Spinning:

1. Aumento gradativo do tempo total de atividade em intensidade moderada sem ultrapassar a zona alvo, medida pelos batimentos cardíacos.

2. Treinos Intervalados podem ser usados com aumento gradativo da capacidade aeróbia e numa segunda fase a força.

3. É bom utilizar outras atividades (ginástica localizada ou musculação) dos grupos musculares mais utilizados e os não trabalhados tais como os do tronco e membros superiores.

4. Nas atividades extras, é legal prestar atenção nos grupos musculares que apresentem desequilíbrio de força em relação à lateralidade e os antagonistas. Problemas de joelho, por exemplo, podem ter origem em desequilíbrio de força nos músculos da coxa, vastos medial e lateral. Os posteriores de coxa se estiverem muito encurtados podem não permitir um bom desempenho na pedalada. Os adeptos do pedal ainda podem não se sentirem à vontade se algum dos grupos musculares que protegem a coluna lombar também estiverem fracos.

5. As aulas de alongamento são sempre muito bem vindas principalmente no período básico melhorando a flexibilidade e a capacidade de suportar as possíveis dores musculares tardia.

Se há alunos constantes nessa modalidade, vale a pena investir numa periodização. O ganho de condicionamento é constante e o spinning é uma ótima ferramenta para esse objetivo.

Boa sorte!

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.