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Alimentação para praticante de atividade física




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A preocupação com a boa alimentação para quem pratica atividade física está cada vez maior.  Seguindo os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos alimentares devem estar presentes na dieta do praticante.

Café da manhã e lanches frequentes são essenciais para um praticante de atividade física. Porém, é necessário também ingerir alimentos após a atividade física, auxiliando na recuperação das fibras musculares. A reposição dessas fibras pode ser feita por meio do consumo de frutas e barras de cereais. Já após duas horas depois da atividade física, é hora de uma refeição mais completa, que deve ser rica em carboidratos e proteínas.

As dúvidas sobre o quanto deve se ingerir de carboidratos e proteínas é constante. Às vezes exageram na quantidade destes nutrientes visando ser o melhor. Porém, os praticantes de atividade física devem ter uma alimentação balanceada, que contenha carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais na quantidade adequada. Devem consumir diariamente cereais, leguminosas, legumes, verduras, frutas, carnes, leite e derivados.

Antes de praticar exercícios sempre opte por consumir uma hora antes, alimentos ricos em carboidratos como: macarrão integral, pão integral, bolachas, frutas, barra de cereais, etc... Assim você terá energia suficiente para realizar a atividade física.

Após a prática de exercícios, procure consumir carboidratos para repor suas energias gastas durante a realização dos exercícios e consuma também alimentos fontes de proteínas para o aumento da massa muscular.

O uso de suplementos deve ser somente sob prescrição médica ou nutricional, pois somente em casos específicos é necessária a suplementação. Mesmo que o indivíduo tenha uma alimentação balanceada, nem todos conseguem absorver os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Nesses casos, é necessário o uso de suplementos nutricionais, elemento empregado por muitos atletas de alto nível.
Pessoas que desejam reduzir peso precisam seguir uma alimentação equilibrada e praticar atividade física regularmente.
E para aqueles que desejam ter saúde o conselho é o mesmo: bons hábitos alimentares e atividade física. Por isso aproveite o dia do desafio e diga não ao sedentarismo!     



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Sobre - Educação Físicaa

Professora de Educação Fisica, pós-graduada em Treinamento Desportivo e que tem atuação em Educação Fisica Escolar, Avaliação Fisica e Personal Trainer. Twitter: @educacaofisicaa
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