Header Ads

Cuidados para gestante no Pilates

Beneficios do Pilates para gestantes

O período gestacional com certeza é um momento especial na vida da mulher e exige cuidados também especiais. Alimentação saudável, descanso, menos estresse possível, controle de peso, atividade física adequada são alguns dos cuidados para que o bebê possa se desenvolver de forma saudável e para que a mamãe possa ter qualidade de vida e bem estar.

Nenhuma gestante deve iniciar qualquer atividade física sem passar por uma avaliação de seu médico de confiança. Essa é uma condição fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê. Durante o pré-natal, também é importante que a mulher converse com o obstetra sobre sua prática.
A duração de uma aula para gestante é a mesma de uma aula convencional – uma hora – e são recomendadas pelo menos duas aulas por semana para que a gestante possa sentir os benefícios da prática em seu dia-a-dia.

Gestantes com placenta prévia ou baixa ou que tenham alguma doença que coloque a gravidez em risco não devem praticar a atividade. Com a gravidez avançada, não é indicado deitar de bruços, pois a posição comprime o útero contra as costas e diminui a quantidade de sangue que chega ao bebê. A mãe também não deve prender a respiração por muito tempo durante o exercício porque o bebê também fica sem oxigênio.

As gestantes não devem praticar nenhuma atividade que eleve a frequência cardíaca a mais de 120 batimentos por minuto, pois isso diminui a circulação sanguínea.

Não dispense o instrutor. Ele precisa ter uma grande preocupação com a postura da gestante durante os exercícios, procurar sempre o alinhamento e evitar exercícios que sobrecarreguem ainda mais a coluna lombar. Os exercícios de mobilidade de tronco e reforço de abdominal, característicos do Pilates, devem ser trabalhados através da respiração durante o reforço muscular de membros inferiores e superiores, evitando, desta forma, os abdominais com  movimentação de tronco.
 
Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais 
 


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário