Header Ads

BNCC na Educação Física: Esportes de Aventura



Os esportes de aventura exploram as práticas corporais em um ambiente desafiador, seja na natureza ou na cidade, envolvendo correr, escalar, pular, saltar, escorregar e qualquer atividade considerada de risco.

A BNCC não indica os Esportes de Aventura para alunos do 1º ao 5º no Ensino Fundamental, não há referências para eles. Porém, nada impede que o professor utilize atividades direcionadas nessa faixa etária.

6º e 7º ano - Aventura: práticas corporais de aventura urbanas.

As Habilidades:

  • (EF67EF18): experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
  • (EF67EF19): identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação.
  • (EF67EF20): executar práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços.
  • (EF67EF21): identificar a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.

  • 8º e 9º ano - Aventura: práticas corporais de aventura na natureza.

  • (EF89EF19): experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.
  • (EF89EF20): identificar riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.
  • (EF89EF21): identificar as características (equipamentos de segurança, instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais de aventura na natureza, bem como suas transformações históricas.

  • Para terminar, saiba tudo sobre BNCC na Educação Física com o Curso Desvendando a BNCC na Educação Física.  Esse curso fala nas indicações da Base Nacional (BNCC) para o ensino fundamental na Educação Física. Nele, há aulas sobre as unidades temáticas mostrando cada unidade, suas habilidades e atividades que podem ser usadas em cada ano. Saiba mais clicando aqui!



    Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
    Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
    Trabalhe com Educação Física
    Segue no Instagram!
    Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

    Nenhum comentário