Header Ads

Papel defensivo e ofensivo do goleiro no Handebol




O goleiro no Handebol é a última defesa da equipe; em um esporte com placares elásticos, qualquer defesa pode alterar o ritmo de um jogo, levando uma equipe à vitória ou à derrota.

O goleiro é de grande importância dentro das partidas de Handebol, em ações tanto defensivas como ofensivas. 

 

Defensivamente, além de conter os arremessos dos adversários, ele também consegue organizar o posicionamento de sua defesa.

Além do caráter defensivo, podemos atribuir ao goleiro outras funções relevantes, entre elas uma grande responsabilidade na orientação tática de sua equipe, pois o seu posicionamento em quadra lhe oferece visão privilegiada podendo de forma segura orientar seus companheiros tanto nas atitudes defensivas como também nas práticas ofensivas, sendo ele muitas vezes utilizado como capitão da equipe por apresentar grande liderança. Ainda podemos creditar ao goleiro grande importância nas ações ofensivas, considerado por muitos treinadores como o primeiro atacante, isto quando ele inicia os contra-ataques, dando ritmo inicial ao jogo. Podendo ser também o último atacante, quando sua equipe está inferiorizada numericamente ou marcada sob pressão, assim atuando fora da área, é um eficiente apoiador do seu ataque

Ofensivamente, o goleiro de handebol deve buscar recuperar a posse de bola, realizar uma rápida reposição da bola, fazer os lançamentos de contra-ataque e também participar no ataque como jogador de linha, apoiando a equipe na saída de bola e gerando, assim,superioridade numérica no ataque. Portanto, o goleiro tem efetiva participação durante todo o jogo.

Por isso, para cumprir suas funções com qualidade, os goleiros devem ter suas capacidades físicas,cognitivas e motoras bem desenvolvidas.

O goleiro deve ficar concentrado durante todo o jogo, e não somente nos momentos em que seu time está na defesa; ter boa capacidade visual, para conseguir fazer a previsão das jogadas e reagir de forma antecipada ao adversário; ter alto nível de inteligência fluida, para responder a estímulos novos; e um baixo tempo de reação.

Para finalizar, vou te indicar um ótimo material para otimizar treinamento para goleiros de Handebol. É o curso Treinamento para formação do Goleiro de Handebol explicativo e mais 25 vídeos de treinamentos específicos para formação do goleiro de handebol. Clique aqui e saiba mais!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário