Header Ads

Características dos goleiros de Handebol



O comprimento da quadra permite que o goleiro faça ligações diretas com o ataque da sua equipe, ou seja, pode puxar contra-ataques rápidos resultantes em gol. Outro aspecto é que esse atleta tem a facilidade de observar jogadas e a formação do time adversário por conta da posição privilegiada.
Automaticamente, esse fato contribui para que o goleiro se torne um grande orientador dentro de quadra, auxiliando o técnico com informações do posicionamento ofensivo e defensivo da equipe adversária.
 
 
Grátis: Drive com material de Handebol (artigos e textos)

Desse modo, o técnico pode elaborar uma estratégia mais efetiva com as informações passadas pelo seu goleiro. Da mesma maneira, o comandante do time pode utilizá-lo para ajudar a orientar a sua equipe dentro de quadra.

Para que o atleta ocupante da posição de goleiro venha obter sucesso na realização de suas funções, é necessário que este tenha algumas características físicas, técnicas, táticas e psicológicas que se enquadrem nas especificidades e exigências das partidas, sendo que estas podem facilitar a otimização do desempenho, não podendo ser vistas como limitantes na escolha de jovens para a função.

A ausência de algumas dessas aptidões pode ser compensada pelo desenvolvimento de outras capacidades. Exemplificando, podemos ilustrar um desenvolvimento do posicionamento em detrimento da velocidade de deslocamento, sendo que o desenvolvimento do primeiro resulta em uma maior facilidade na execução das defesas.

Quanto maior for o número de atributos presente no goleiro, maior será a sua chance na obtenção do sucesso perante as dificuldades impostas a ele no desenrolar da sua vida esportiva.

Você quer se aperfeiçoar no Treinamento de Goleiros de Handebol?

O curso Treinamento para formação do Goleiro de Handebol é explicativo e tem mais 25 vídeos de treinamentos específicos para formação do goleiro de handebol.

O objetivo desse produto é ajudar a treinadores e preparadores goleiro de handebol ou educadores físicos que trabalham com a modalidade, a formarem e desenvolverem ao máximo as capacidades de seus atletas, nos aspectos cognitivo, coordenativo e tático. Clique aqui e saiba mais!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário