Header Ads

Alongamentos na Ginástica Laboral




A ginástica laboral é uma prática preventiva, que faz uso de exercícios de alongamento, fortalecimento, equilíbrio, coordenação e integração entre os participantes, visando melhorar as condições músculo esqueléticas e posturais dos trabalhadores durante a execução da sua atividade ocupacional. Estas aulas atuam como um momento de quebra de ritmo e rotina, com objetivos além de físicos, como a geração de um ambiente agradável e amistoso às relações sadias de trabalho, reduzindo o presenteísmo e melhorando a qualidade de vida na empresa.

A incidência de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) em trabalhadores brasileiros cresceu entre 2007 e 2016. O aumento no número de casos nesse período foi de 184%, de acordo com o Ministério da Saúde. Como consequência, ocorreu uma maior procura por profissionais de fisioterapia laboral nas empresas.

Todas as situações de esforço estático ou isométrico, tem como conseqüência primária a fadiga muscular, onde ocorre dor no segmento afetado devido ao acúmulo do ácido lático, essa fadiga pode ainda acarretar em aparecimento de tremores que podem contribuir para a ocorrência de erros na execução das atividades.

Esses fatores fisiológicos sobre o corpo, são os que mais contribuem para as DORT's, por esta razão exercícios de alongamentos direcionados durante 15 minutos realizados duas vezes para cada turno se tornam grandes aliados ao combate das doenças mais comuns do trabalho, pelo fato de melhorar a nutrição e oxigenação dos tecidos, reposicionar as estruturas do corpo, sair da monotonia, tirar o foco do estresse momentaneamente, diminui a exaustão causada pelo estresse e pelo trabalho contínuo, diminui o sedentarismo e estimula a procura por atividades físicas, melhora a atenção no trabalho, diminui o nível de acidentes melhorando o estado geral.

O alongamento é uma prática realizada com o objetivo de manter ou melhorar a flexibilidade corporal, principalmente a flexibilidade muscular. Quanto mais alongado for seu músculo, maior será o nível de flexibilidade, melhorando o seu movimento corporal para as atividades no trabalho tendo um gasto de energia menor, proporcionando maior agilidade e elasticidade para prevenir lesões no ambiente de trabalho.

Gradativamente os trabalhadores que são assíduos às aulas de Ginástica Laboral estarão propensos a executar movimentos com maior amplitude, aumentando dessa forma seus limites de segurança e bem estar. A posição do alongamento estático no programa de Ginástica Laboral favorece os seguintes aspectos:

  • Permanência: a permanência por um determinado período durante o exercício facilita sua execução, tanto para o praticante, que possui maior dificuldade, quanto para o profissional, que pode corrigir a postura do grupo;
  • Controle do Movimento: Os participantes podem adquirir um maior controle do movimento, inclusive nos exercícios que exigem algum tipo de equilíbrio;
  • Maior concentração: a posição do alongamento estático permite ao praticante desenvolver maior concentração no movimento que está realizando, coordenar a respiração para proporcionar maior relaxamento muscular e obter, maior amplitude do movimento;
  • Local de Execução: outra vantagem do alongamento estático é que pode ser realizado em qualquer local e requer pouco espaço para execução).

Alongar o corpo no ambiente de trabalho ajuda a melhorar a aptidão física contribuindo com o aumento da mobilidade articular, alívio no cansaço, diminuição da tensão e encurtamento muscular.

A luta pela prevenção e tratamento das afecções do trabalho deve ser continua, dinâmica e perseverante, pois é fato que as posturas mudam a forma de trabalho propriamente dito, diferente do trabalhos descrito, mudam o tempo todo, o ser humano cai na rotina e o interesse se transforma. Não é possível fazer o mesmo trabalho sempre e achar que ele será a salvação dos problemas.

Para finalizar, há vários materiais para o profissional trabalhar com Ginástica Laboral e potencializar os seus efeitos. Eu gosto muito desse Curso online de Ginástica Laboral porque o conteúdo é direcionado para a prática profissional. Clique aqui e saiba mais!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário