Header Ads

Como a boa hidratação melhora a corrida





Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Como a boa hidratação melhora a corrida. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!


Dieta ou Exercício Físico? O que Emagrece Mais? - Citius

Você sabia que um grau de desidratação de apenas 2% já provoca queda no desempenho? Por isso, manter-se hidratado é fundamental para correr melhor. E ter líquidos à mão não basta, é preciso saber quando e como cada um deve ser utilizado. A perda de água e sais através do suor prejudica a contração muscular e a transmissão de impulsos nervosos. Por isso, a pessoa desidratada corre mais risco de cãibra, lentidão nos movimentos e até no raciocínio.

Conheça o Curso online Correr sem Lesão

A desidratação diminui o volume sanguíneo que, por sua vez, reduz a capacidade do organismo de transmitir calor e acaba forçando o coração a bater mais rapidamente. Assim, o corpo tem mais dificuldade para responder ao esforço e o rendimento na corrida cai. Para ajudar a manter o corpo hidratado, beber de 250 a 500 ml de líquido (1 a 2 copos) uma a duas horas antes da corrida pode fazer a diferença. Para quem não se programou com antecedência, pelo menos 125 a 250 ml de líquido, 15 a 30 minutos antes do treino, já ajuda. Bebidas esportivas, água e chá gelado são boas opções.


Uma alternativa para ter fonte de líquidos durante toda sua atividade é treinar com uma mochila de hidratação. Anatômica, ela permite ao atleta correr sem o incômodo de carregar garrafas na mão, além de oferecer acesso rápido a seu reservatório por meio de um canudo com válvula de sucção. Outro método aprovado por corredores amadores e profissionais é utilizar cintos de hidratação para carregar água ou isotônico.

Durante a corrida, beber pequenas quantidades de líquido em intervalos regulares pode ajudar você a absorver a bebida de modo mais eficaz e evitar a sensação de estômago estufado. Outra dica é aproveitar as bebidas geladas. Elas diminuem a temperatura do corpo e a percepção de esforço, permitindo que atletas se exercitem por mais tempo.

Publicado em 15/10/13 e refeito em 10/04/19

Você não pode perder:

Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Educação Física em casa

2 comentários

Unknown disse...

Durante a corrida qual seria o intervalo de tempo indicado para reidratar com pequenas quantidades de água?

Unknown disse...

Durante a corrida qual seria o intervalo de tempo indicado para reidratação??

Tecnologia do Blogger.