Header Ads

14 benefícios do Exercício Físico para o Idoso

  



O exercício físico ativo é fundamental para manutenção e melhoria da disposição, da capacidade funcional e do estado biopsicossocial impedindo e/ou retardando acima de tudo a progressão da doença aterosclerótica e evitando diversas alterações provenientes do envelhecimento.

Em níveis psíquicos, produz sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade e a depressão, aumentando gradualmente a autoconfiança, podendo favorecer uma vida mais dinâmica. No tecido ósseo, aumenta a densidade prevenindo a osteoporose, principalmente do sexo feminino, melhora os níveis de tolerância à glicose, reduzindo a necessidade de hipoglicemiantes, entre outros inúmeros benefícios.

Veja outros 14 benefícios do Exercício Físico para idosos:

– Melhora da sensibilidade a insulina, levando a um melhor controle glicêmico, que pode prevenir o desenvolvimento de diabetes.
– Lipoproteínas: aumento da fração HDL, diminuição da LDL, redução significativa das triglicérides, além da redução da atividade aterogênica dos monócitos.
– Composição corporal: com o envelhecimento há um aumento percentual da gordura corporal e diminuição da massa muscular. A atividade física reduz esta modificação.
– Várias das alterações cardiovasculares e pulmonares que ocorrem com o envelhecimento normal podem ser minimizadas ou revertidas com a prática regular de atividade física.
– Fatores hemostáticos são influenciados de várias maneiras pela atividade física, com resultado líquido de redução da atividade pró-trombólica.
- Aumento na capacidade física, elasticidade e equilíbrio, diminuindo o risco de quedas.
– Aumento do vaso dilatação dependente do endotélio, por aumento da liberação de óxido nítrico. O exercício aeróbico regular previne a perda do vaso dilatação dependente do endotélio que ocorre com o envelhecimento e restaura ao normal em adultos e idosos sedentários saudáveis.
– Melhora na imunidade, que pode diminuir a incidência de infecções e possivelmente de certos tipos de câncer.
– Melhora da função autonômica, com aumento da sensibilidade dos baroreceptores e da variabilidade da frequência cardíaca.
– Efeitos benéficos sobre a pressão arterial sistêmica.
– Um dos benefícios mais bem documentados é sobre o risco de doença coronariana e morte, havendo uma relação inversa com a prática de exercício habitual. Isto vem sendo demonstrado tanto para a prática de exercício programado, quanto para as atividades de lazer ou inseridas nas rotinas do dia. Apesar do exercício moderado já apresentar benefício sobre a mortalidade, aparentemente há uma relação dose-resposta, com exercícios mais vigorosos demonstrando um efeito ainda maior.
– Atividade física, especialmente se vigorosa, facilita a interrupção do tabagismo, além de prevenir o ganho de peso que geralmente se associa.
– Muito importante para os idosos são as evidências de prevenção ou retardo do declínio cognitivo.

Os pesquisadores são unânimes em relação à importância da atividade física para o idoso, especialmente no que se refere aos benefícios e longevidade atrelada à qualidade de vida. Sem contar que a prática contínua de exercícios físicos além de manter a capacidade funcional previne doenças do sedentarismo.

Então, estimular essa prática para os idosos é obrigação do profiissional de Educação Física.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário