Header Ads

Como a boa hidratação melhora a corrida


😨 Hidratação na corrida: cuidado com o EXCESSO! - YouTube

Você sabia que um grau de desidratação de apenas 2% já provoca queda no desempenho? Por isso, manter-se hidratado é fundamental para correr melhor. E ter líquidos à mão não basta, é preciso saber quando e como cada um deve ser utilizado. A perda de água e sais através do suor prejudica a contração muscular e a transmissão de impulsos nervosos. Por isso, a pessoa desidratada corre mais risco de cãibra, lentidão nos movimentos e até no raciocínio.


A desidratação diminui o volume sanguíneo que, por sua vez, reduz a capacidade do organismo de transmitir calor e acaba forçando o coração a bater mais rapidamente. Assim, o corpo tem mais dificuldade para responder ao esforço e o rendimento na corrida cai. Para ajudar a manter o corpo hidratado, beber de 250 a 500 ml de líquido (1 a 2 copos) uma a duas horas antes da corrida pode fazer a diferença. Para quem não se programou com antecedência, pelo menos 125 a 250 ml de líquido, 15 a 30 minutos antes do treino, já ajuda. Bebidas esportivas, água e chá gelado são boas opções.

Uma alternativa para ter fonte de líquidos durante toda sua atividade é treinar com uma mochila de hidratação. Anatômica, ela permite ao atleta correr sem o incômodo de carregar garrafas na mão, além de oferecer acesso rápido a seu reservatório por meio de um canudo com válvula de sucção. Outro método aprovado por corredores amadores e profissionais é utilizar cintos de hidratação para carregar água ou isotônico.

Durante a corrida, beber pequenas quantidades de líquido em intervalos regulares pode ajudar você a absorver a bebida de modo mais eficaz e evitar a sensação de estômago estufado. Outra dica é aproveitar as bebidas geladas. Elas diminuem a temperatura do corpo e a percepção de esforço, permitindo que atletas se exercitem por mais tempo.

Publicado em 15/10/13 e refeito em 17/11/21

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

2 comentários

Unknown disse...

Durante a corrida qual seria o intervalo de tempo indicado para reidratar com pequenas quantidades de água?

Unknown disse...

Durante a corrida qual seria o intervalo de tempo indicado para reidratação??