Header Ads

Triângulo Fechado Defensivo no Basquete

Triângulo ofensivo: o esquema de Phil Jackson que consagrou Michael Jordan  e Kobe Bryant | Playmaker Brasil

O triangulo fechado defensivo é compreendido pelo espaço entre jogador que está de posse da bola, o defensor e o atacante que está sem a bola. O defensor do lado fraco tem que sempre manter a visão do jogador que está sem a bola (atacante sob sua Responsabilidade) bem como a visão sob o jogador que está de posse da bola. . Para isso este defensor deve permanecer um passo atrás da linha de passe, seguindo a regra: quanto mais distante o defensor está da bola, mais distante o defensor estará em relação ao atacante que este está marcando.

Rebote

Em uma partida de basquetebol, normalmente, menos da metade dos arremessos é bem sucedido, e a jogada continua depois que a bola toca no aro ou na tabela. Sendo assim, o rebote, defensivo e ofensivo ganham um a importância crucial dentro de uma partida de basquetebol.  Esta posição forma um triangulo imaginário de visão, sendo a bola, o defensor do lado fraco, e o atacante, os ângulos deste triângulo

Comunicação

Um fator vital para o sucesso do sistema defensivo é a capacidade dos defensores em direcionar os seus companheiros para evitar cortes, bloqueios, fintas, "corta-luzes" da equipe adversária, além de sanar-se lapsos de posicionamento.

Rotação defensiva

A rotação defensiva é largamente empregada pelas equipes de basquetebol, em todos as variações das defesas coletivas. A rotação defensiva se caracteriza quando um defensor abandona o seu respectivo atacante para cobrir uma área vulnerável da defesa, ou atacante que está na eminência de pontuar. Para isso, todos o jogadores devem se deslocar em conjunto para cobrir os espaços que hão de surgir.


Balanço defensivo

A rapidez e a eficácia com que a equipe pode mudar de uma ação ofensiva para uma defensiva, pode ser decisivo no sucesso desta equipe.  Essa transição começa no momento em que a equipe deixa de ter a posse da bola na quadra ofensiva. Neste momento toda equipe, principalmente os atletas mais leves e rápidos devem voltar para a defesa. Num caso de um lance livre, por exemplo, um ou dois jogadores voltam ao campo defensivo para evitar um contra ataque. Este processo é denominado balanço defensivo. Isso atrapalha a progressão dos atacantes adversários, e a penetração da bola à cesta.

Recomenda-se que o ataque deva ter um padrão de movimentos definido, de forma que um ou dois jogadores se encontrem prontos para voltar para defesa, assim que a posse de bola seja perdida. Jogadores concentrados em apenas alguns locais da quadra ofensiva dificulta a volta para defesa.
 
Publicado em 14/07/15 e revisado em 22/11/21
 





Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário