Header Ads

7 benefícios diretos da Hidroginástica pra saúde




O mercado dos cuidados com o corpo atinge também a hidroginástica, criando necessidades de consumo e constantes recriações de uma mesma prática, ou seja, uma modalidade caracterizada pela realização de exercícios físicos em imersão vertical, utilizando membros superiores e inferiores permanecendo continuamente no meio líquido.

A estruturação de metodologias direcionadas para as atividades aquáticas assim como os benefícios em vários aspectos têm colaborado para a sua grande aceitação social. Podemos também citar diferentes programas existentes no mercado como Acquagym, Ginástica Aquática, Hidroatividade, Aquaeróbica. Os modismos, as hidrovariações não param por aí: Deep water (Hidro sem tocar o pé no fundo); Deep runner (Corrida dentro sem tocar); Hidroioga; Hidrodança; Hidrocapoeira; Hidro Power; Hidro local entre outras.

Quais são os principais benefícios da Hidroginástica?

Melhora na circulação

Primeiramente, como mencionamos aqui, a hidroginástica ajuda a melhorar a circulação. Isso acontece devido ao aumento da contração muscular e claro, a atividade aeróbica, consequentemente, melhora o funcionamento do coração e a circulação sanguínea. 

Perda de peso

A realização dessa atividade de forma regular favorece a perda de peso, uma vez que durante os exercícios é possível queimar uma média de 500 kcal por hora, mas isso também depende da intensidade da aula e pode variar de pessoa por pessoa. 

Melhora a respiração

Um dos outros benefícios é a melhora na respiração, isso se dá porque a aula de hidroginástica faz com que a pessoa tenha de realizar inspirações mais profundas.

Preserva as articulações

A hidroginástica é perfeita para pessoas que não podem sobrecarregar as articulações, sendo ideal para quem sofre com artrite ou artrose ou está muito acima do peso.

Fortalece os músculos

A atividade também fortalece os músculos devido à contração muscular, juntamente com a melhora na flexibilidade e força. Então, é vantagem na certa!

Fortalece os ossos

Além dos músculos, a hidroginástica também fortalece os ossos, uma vez que favorece a absorção de cálcio pelos ossos, deixando-o mais forte.

Prevenção de doenças cardiovasculares

A hidroginástica ajuda a prevenir doenças cardiovasculares por diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de melhorar a circulação sanguínea, levando a uma melhor eficiência do trabalho do coração, por exemplo.

Os movimentos desenvolvidos dentro da água têm menor sobrecarga nos músculos e articulações, evitando assim, a chance de alteração no ritmo cardíaco e dores no corpo. E o melhor:  trazendo uma série de melhorias para saúde!

Por isso, a atividade não possui contra indicações e pode ser praticada em piscinas de clubes, academias ou nas residências, mas sempre com a orientação de um profissional capacitado.

Para profissionais que querem dar (melhorar) aulas de Hidroginástica, tenho uma dica bem legal que é o curso HIDROGINÁSTICA 3.0. Esse curso online que vem numa versão e vai te fazer um professor de Hidroginástica mesmo que nunca tenha trabalhado com isso. Clique aqui e saiba mais!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário