Header Ads

Princípios e Benefícios do Treinamento Funcional




O Treinamento Funcional leva à todos os indivíduos praticantes de atividade física o que a ciência e os preparadores físicos há muito sabem sobre a fisiologia, biomecânica e treinamento. O Treinamento Funcional vê seus usuários como atletas. Já foi dito que atletas normais preparam-se com métodos de treinamento convencionais; enquanto atletas excepcionais preparam-se com métodos de treinamento excepcionais. É exatamente isso que o Treinamento Funcional pretende: dar a todos os usuários, atletas ou não, a condição de atingir seus objetivos.

Quando se fala em treinamento, alguns princípios devem ser considerados para que sua aplicação traga os benefícios desejados. Dentre esses princípios estão:

- Princípio da individualidade;
- Princípio da sobrecarga progressiva;
- Princípio da periodização;
- Princípio do fácil/difícil
- Princípio da especificidade.


Leis Básicas: Idade / experiência (vivência) / individualidade biológica / apresenta restrições / detectar qualidade técnica através dos treinos conforme o objetivo / atividade específica são ferramentas para serem utilizadas ao aluno.
Trabalhar com os princípios do treinamento funcional te ajuda a preparar uma aula mais fundamentada em dados científicos.
Além dos principios, é importante entender os benefícios gerais do Treinamento Funcional para que possamos buscá-los sempre nos nossos alunos.
Benefícios:

- Melhora da postura;
- Melhora do equilíbrio muscular;
- Melhora do desempenho nos esportes;
- Controle do peso corporal;
- Diminuição de ocorrências de lesões;
- Melhora na eficiência dos movimentos;
- Maior estabilidade da coluna vertebral;
- Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
- Desenvolvimento da consciência sinestésica (sensação do movimento).

- Melhora das qualidades físicas com equilíbrio, força, coordenação motora, resistência central e periférica (cardiovascular e muscular), lateralidade, flexibilidade e propriocepção.

Você acabou de achar um guia (e-book) que vai te dar variedade de atividades no treinamento funcional! O ebook Como montar treinos de Treinamento Funcional + 100 exercícios. Ele é sensacional. Clique aqui e saiba mais!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário