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3 métodos para avaliar o VO2 máx









O VO2 max pode ser medido direta ou indiretamente através de testes ergométricos. Um ergômetro é composto de um instrumento que mede o trabalho físico, existem varias formas de ergômetros dos simples aos complexos, dos mais conhecidos e mais utilizados temos o banco, o ciclo ergométrico e a esteira rolante.

1) Banco

Pode ser constituído de um ou dois degraus, a altura do banco varia conforme o protocolo

Vantagens:
- não depende de luz elétrica
- baixo custo
- facilidade de transporte
- é indicado para estudos de grandes populações

Desvantagens:
- devido á dinâmica corporal, torna-se difícil o monitoramento da pressão arterial;
- para indivíduos obesos, dependendo da altura do banco, pode ser contraindicado devida a ação do microtraumatismo;
- em alguns protocolos, principalmente para o público feminino, a altura do banco poderá induzir a um fator antropométrico limitante;
- caso não se disponha de um metrônomo, é importante que o avaliado tenha uma boa noção espaço-temporal, para coordenar o ritmo da passada preconizada pelo teste;
- um dos erros mais comuns, durante a execução, relaciona-se ao apoio inadequado dos pés. A técnica correta impõe a necessidade de um apoio completo dos pés do ergômetro, e não apenas as pontas dos pés.
Deve-se considerar, para o cálculo do trabalho físico, a altura do banco, o peso corporal e ritmo de trabalho.

Teste em Banco

Teste Submáximo - Protocolo de katch e McArdle, 1984
É constituído de carga única com banco de altura de 40,6 cm. A duração do teste é de três minutos, a freqüência da passada devera corresponder ao ritmo de 24 e 22 passadas por minutos para homens e mulheres, com o uso do metrônomo deve-se marcar 96 e 98 bpm, no final do 3º minuto do teste, permanecendo o avaliado em pé, enquanto é aferida a FC, começando 5segundos após a interrupção do teste.

Do resultado da freqüência cardíaca usa-se a seguinte fórmula:
Homens - Vo2max. = 111,33-(0,42 xFC do final do teste)
Mulheres - Vo2max. = 65,81-(0,1847xFC do final do teste)
Vo2max. Expresso em ml(kg.min)-¹

Teste Submáximo - Protocolo de Cirilo, 1997

Seguindo o mesmo protocolo de Katch e Ardle, incluindo as fórmulas, a altura do banco não é diferenciada pelo sexo, mas sim a estatura do avaliado, podendo ser aplicado a crianças a partir de nove anos.

Teste Submáximo - Protocolo de Astrand e Rodahl, 1987

Com carga única, se diferencia pelo sexo, sendo masculinos 40 cm, feminino 33 cm, realizando antes uma avaliação corporal total.
O ritmo do trabalho tem que ser mantido em 30 passadas até se completar seis minutos, a contagem da FC, devera ser feita imediatamente após o fim do teste.

Teste Maximo - Protocolo de Nagle

Se inicia com banco de 12 cm e oito cm para homens e mulheres, respectivamente, e  aumentar a altura de 4cm a cada dois minutos até 52cm; o ritmo é de 30 passadas por minuto.
No caso de pessoas debilitadas, pode se iniciar com a altura de 4 cm e aumentar somente 2cm a cada 2min.
Vo2max.= (0,875xaltura do banco)+7,00
VO2 expresso em ml(kg.min)-¹

2) BICICLETA

São três tipos de bicicleta que estão descritas abaixo.

Bicicleta com frenagem elétrica: o mecanismo básico consiste no avaliado pedalar perante um dínamo que gera determinada carga.

Bicicleta com frenagem mecânica: consiste em um peso que, de acordo com sua posição na escala, fará com que o testado tenha que executar um determinado trabalho de pedalar que será diferentemente proporcional a inclinação do peso.

Bicicleta com frenagem iônica: seu mecanismo de funcionamento baseia-se na relação iônica de dois imas, que quanto maior a aproximação dos imãs, maior será a dificuldade para pedalar, quando afastado ser a facilidade.

Vantagens:
-permitir pequenos aumentos de cargas;
-forma mais fácil de prescrição do exercício;
-maior facilidade de registro ECG;
-facilidade de medir a pressão arterial (PA) durante o exercício;
-técnica simples no manuseio do instrumento.

Desvantagens:
-envolver menor massa muscular durante o exercício físico que a esteira rolante obrigando, em geral, o avaliado a terminar o teste sem atingir um Vo2max. Mais elevado, observado nos teste máximo em esteira rolante
-fadiga precoce do quadríceps femoral, antes que o nível adequado de exercício tenha sido atingido
-requer que o avaliado saiba pedalar
-para um mesmo Vo2max. O debito cardíaco é igual, ou menor, e o volume sistólico é menor que no observado na esteira rolante.

Teste máximo - Protocolo de Astrand

A carga inicial de trabalho que deve variar entre homens de 100 a 150 watts e para mulheres de 50 a 100 watts, após a seleção de carga, o avaliado deverá pedalar durante 5minutos, a velocidade deverá ser de 60rpm, registrando a FC de carga do 4º ao 5º minuto, se obtendo o valor médio da FC que deverá estar entre 120 e 170bpm, para jovens acima de 140bpm.

Fórmula:
Homens - Vo2max.= 195-61/fc max.-61 x VO2 carga
Mulheres - Vo2max = 198-72/Fcmax. -72x VO2 carga
Resultado expresso em: l min-¹
FC Max = FC média obtida no 4º e no 5º min. de carga
VO2 carga = consumo de oxigênio necessário para pedalar uma determinada carga, que pode ser obtida pela seguinte equação:
VO2 carga= [0,014xcarga(watts)]+0,129

Utilizando duas cargas, calcula-se o Vo2max. Para ambas as cargas.
Quando o individuo tiver uma idade superior a 35 anos, é necessária a aplicação de um fator de correção  que é descrito: Vo2max = Vo2max calculado x fator de correção.

Teste submáximo protocolo Fox 1991;

CARGA ÚNICA DE 150 WATTS: DURAÇÂO de 5  min com velocidade de 60 RPM: indivíduos do sexo masculino.
Para se obter o VO2 máxima que vem expresso em i.min deve se obter a fc no 5min na carga de 150 watts.deve se utilizar o fator de correção da idade previsto por Astrand.
Vo. Máx =6,3-O, 0193XFC WATTS
ONDE FC WATTS=FC SUBMÁXIMA Obtida no quinto minuto na carga de 150 watts. Vo2 máx.calculador x fator de correção

Teste Maximo protocolo de Ástrand e Rodahl, 1987;

O tempo entre os estágios é de 3min; velocidade de 60rpm: resultados expresso em ml. min1incrementos de 25 watts a carga no primeiro estágio deverá ser;
Cardiopatas: 10 watts
Mulheres: 25 watts
Homens: 50 watts
Estimativa do vo2 máx = (attsx12+300) /peso corporal
Watts =carga máxima em watts do último estágio/peso corporalem kg.

Teste máximo-protocolo Balke

Estágio múltiplos iniciando do zero watts com incrementos de carga; 25 watts para não atletas e 50 watts para atletas e indivíduos os bem condicionados a cada estágios de 2min até chegar na fc máx velocidade de 60 rpm=21.6 km/h buscando a resultado expresso em ml(kg.min)-¹
Vo2max = 200+ (12xw) /P(kg)
w=carga de watts
p=peso corporal avaliado

Teste Maximo - Protocolo de Bruce

Carga inicial zero watts, estágios de 3 minutos; cargas variam, aumentadas a cada estagio; velocidade de 60rpm, resultado expresso em l.min-¹, sendo para atletas 50 watts e não atletas 25 watts
Vo2max =0,129+ [0,014x(W)] =0,075
w=carga onde encerrou o teste

Teste Maximo - Protocolo da ACSM, 1980

Múltiplos estágios, aumento de carga a cada dois minutos, resultado expresso por ml (kg. min)-¹, carga inicial 0, velocidade 60rpm formula varia de acordo com a bicicleta.
BICICLETA MECANICA: Vo2max= (kpmx2) +300/peso (kg)
BICICLETA ELETROMAGNETICA: Vo2max= (wattsx12) +300/peso (kg)
Watts= carta de watts // Kpm = carga em kpm// Peso= peso corporal

Teste Maximo - Protocolo de Jones, 1988

Estágios múltiplos iniciando carga de zero, aumento de dois minutos a cada estagio, velocidade de 60rpm, resultado expresso em l.min-¹, carga para calculo da formula em unidade kpm.
Vo2max= (Cmx2)-(Px3, 5)
0,5kp = 25watts = 150kpm
CM = carga máxima em kpm
p=peso corporal avaliado

Teste Máximo - Protocolo de Astrand adaptado por Rocha

Estagio múltiplo de 3min, incrementos de carga a cada estagio, a velocidade do teste é de 60 RPM, resultado em ml(kg min)-¹
Carga inicial para homens de 50 watts, para mulheres 25 watts
Incremento de carga: para não atletas 25 watts, para atletas 50 watts
Vo2max= (4,7xMCM)}+(14,3xW)+22(FCmax - FCw)/P
MCM= massa corporal magra em kg
W= carga máxima atingida em watts
Fcmax= Fcmax prevista para idade
Fcw= FC atingida na carga máxima
P= peso
Obs.: para calculo de a Fcmax utilizar Sheffield.

3) ESTEIRA

As variáveis de sobrecarga de esteira rolante incluem velocidade e angulo de inclinação, em geral as esteiras oferecem uma faixa de trabalho angular de 0 a 25%, onde se deve ter um cuidado com inclinações superiores a 20%.

Uma boa esteira rolante deve apresentar certas características em sua composição: permitir amplas variações de velocidade e inclinação, ter suporte de apoio na frente dos lados, possuírem controle de parada instantânea independentes para avaliado e avaliador.

VANTAGENS
-usa tipo comum de exercício (caminhar/correr)
-utiliza uma massa muscular maior
-impõe para o mesmo Vo2max
-menor stress ao sistema cardiovascular, menores niveis de duplo produto, PA e FC.

DESVANTAGENS
-custo alto na aquisição e manutenção
-maior dificuldade de registro do ECG e PA
-transporte praticamente inviabilizado devido ao peso e dimensão
-nível de ruído elevado
- o peso corporal interfere no trabalho físico realizado

Teste Máximo - Protocolo de Bruce

É o protocolo mais utilizado no meio médico, com aumentos progressivos da velocidade e da inclinação a cada estagio, sendo estes de 3min, o nível é de 10% e 2,735km/h é aumentado a cada estagio de 1,367km.h-¹ de inclinação até a exaustão.
Equação para estimativa do Vo2max:
Vo2max = 6,14+ (3,26xt)
t= tempo em minutos

Teste Máximo - Protocolo de Ellestad, 1986

Ideal para pessoas de idade avançada, por não apresentar inclinações elevadas, velocidade variada entre 1,7 e 8 mph, a duração de cada estagio varia de 2 a 3 minutos, nos quatro primeiros é de 10% e no quinto um incremento de 5%, até o fim do teste.
Vo2max = 4,46+ (3,933xtempo total do teste em minutos).

Teste Maximo - Protocolo de Balke

A velocidade constante durante todo o teste é 5,5km/h, aumento de inclinação de 2% a cada estagio de 2minutos de duração, inclinação expressa em %
Equação para a estimativa do Vo2max
Vo2max= (1,75 x inclinação) + 10,50.

Calculo para o Vo2max. Previsto segundo Bruce - valores em ml(kg.min)-1

Homem sedentário - Vo2max. Previsto = 57,8-(0,455xidade)
Homem ativo - Vo2max. Previsto = 69,7-(0,612xidade)

Mulher sedentária - Vo2max. Previsto = 42,3-(0,356xidade)
Mulher ativa - Vo2max. Previsto = 42,9-(0,312xidade)

Os benefícios dos treinamentos aeróbios manifestam-se em diversos aspectos, podendo ajudar no controle de hábitos como o fumo ou ansiedade emocional, tratamento de prevenção de riscos ou patologia como hipertensão, obesidade, diabetes, etc.
A melhoria e manutenção de uma boa condição cardiorrespiratória situam-se entre os objetivos principais de programas de exercícios direto de qualidades no desempenho de tarefas desde o mais simples do dia – a dia até os que exigem esforço físico máximo.

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