Header Ads

Exercícios melhoram o retorno venoso








Apesar da corrida e a caminhada possuírem benefícios similares, os objetivos atingidos por meio de cada um dos exercícios são distintos.

Ambas as atividades são boas para a saúde e alguns benefícios são comuns nas modalidades, como por exemplo, o controle da hipertensão, do diabetes e do colesterol e a liberação de endorfinas, hormônios que relaxam o corpo, geram sensação de bem-estar e auxiliam na boa qualidade do sono.

Se formos pensar no sistema circulatório, as duas atividades são excelentes. No entanto, na hora da escolha, tudo depende do objetivo final: perda de peso, condicionamento físico ou ambos. A prática de exercícios aumenta o fluxo da circulação do sangue e melhora o retorno venoso com a finalidade de levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. Assim como o sangue chega nos membros inferiores, ele precisa retornar ao coração para ser bombeado novamente.

Se o objetivo é perder peso ou competir, a corrida é a melhor escolha. Isso porque de acordo com a especialista, na corrida, a capacidade de perda energética e, consequentemente, de perda de peso é maior. Além de contribuir para a queima de gordura, o exercício ajuda a desenvolver os músculos e fortalecer o sistema imunológico.

A corrida é indicada para pessoas que têm maior aptidão e um condicionamento físico melhor.  Quando corremos o impacto nas articulações e o nível de exigência muscular é maior, o que aumenta os riscos de possíveis lesões. Mas, se aliada à musculação, os riscos de sofrer com estas lesões podem ser diminuídos.

Já se o objetivo é sair do sedentarismo ou preparar o corpo para atividades físicas mais pesadas, a caminhada é o ideal. A caminhada protege mais o coração, por exigir menos esforço do órgão. O risco de lesões ao caminhar também é menor quando comparado à corrida. Além disso, a atividade auxilia no combate à osteoporose, protege contra infartos e pode ser realizada por um grupo maior de pessoas, como iniciantes, idosos e obesos.

Porém, o mais importante é sempre respeitar seus limites. Para quem quer começar a correr, algumas dicas como intercalar entre corrida e caminhada, focar na respiração e fazer exercícios para fortalecer a musculatura podem ser muito proveitosas. A caminhada e a corrida possuem seus propósitos e o ideal é que, antes de iniciar qualquer exercício, seja feita uma avaliação médica. Com isso, poderá ser recomendada para o praticante a modalidade que traga mais benefícios. Se bem indicadas e feitas com a assistência adequada de um profissional, ambas as atividades podem melhorar muito a condição do nosso sistema circulatório.


Livre de vírus. www.avast.com.



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.