Header Ads

Treinamento Funcional para Corredores

http://static.wixstatic.com/media/7f72a1_86a962ac90b3436298c21ee31e69b3cf~mv2.jpg_srz_449_307_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

Manter os músculos bem treinados é importante para o corredor. E o treinamento funcional pode ajudar o corredor a manter músculos bem treinados.

Além de trabalhar diversos grupos musculares, esse o treinamento funcional traz benefícios como aumento de força e resistência, melhora da coordenação, flexibilidade e equilíbrio. Para quem corre, ajuda na melhora da performance – já que o movimento passa a ser feito de maneira mais econômica – e até na prevenção de lesões.

Clique aqui para ter mais de 100 exercícios de Treinamento Funcional

A atividade pode ser usada também como auxiliar na correção de desequilíbrios musculares. Por exemplo: se você tem um problema no tornozelo que causa instabilidade no joelho e consequentemente poderá causar problemas no quadril. Com a postura equilibrada e a biomecânica correta com gestos simétricos, o exercício se tornará mais eficiente, econômico e prazeroso.

Esse tipo de treino usa bastante o peso do próprio corpo e a agilidade para atingir seus objetivos, e isso é muito interessante para o corredor, pois de certa forma se assemelha ao que acontece na corrida. Em cada passada, temos que fazer força e controlar o movimento do corpo nas três dimensões, o que acontece também no treino funcional.  

Pode-se usar os thera-bands,aquelas faixas elásticas para fazer resistência, camara de pneu de bicleta e seu amigo fazendo resistência. O uso de kettlebells.também é indicado. Com a técnica correta, contribui para o desenvolvimento de força, potência, mobilidade e estabilidade para o corpo de forma integrada.

Todos os corredores que estejam com ótimas condições de mobilidade, estabilidade e sem lesões, deverão, em algum momento de seu ciclo de treinamento para uma determinada prova, fazer um trabalho para desenvolvimento de potência caso queiram aumentar sua velocidade média e reduzir seu tempo numa determinada distância.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário