Header Ads

Atividades Físicas adequadas para pacientes renais



A progressão da doença renal crônica pode ser reduzida se houver mudança de hábitos alimentares e físicos. Embora a realização de atividade física ainda seja um tabu para aqueles que possuem doença renal, é cada vez mais notório o reconhecimento dos benefícios da atividade física em pacientes renais.

Prescrição de Atividade Física para Pacientes com doença Renal

A minha defesa para atividade física para pacientes renais em 3 pontos. Primeiro, o exercício físico promove melhora na qualidade de vida. Segundo, favorece a continuidade e manutenção das atividades de vida diária dos pacientes, ou seja, ajuda a manter uma vida praticamente normal apesar das limitações da doença. Terceiro, aumenta a sobrevida, diminui o número de hospitalizações e diminui as complicações relacionadas à doença e hemodiálise. Tudo isso o exercício é capaz de fazer.
O treinamento aeróbico pode melhorar o controle da pressão arterial, perfil lipídico e saúde mental dos indivíduos, além de aumentar a flexibilidade, força e função muscular que são prejudicadas devido a inatividade.
Dessa forma, atividades como caminhada, bicicleta, levantamento de peso da categoria leve, contribuem com a melhora do quadro clínico. Lembrando que sempre deve-se conversar com o médico antes e verificar a possibilidade de ter um acompanhante.
É preciso evitar esportes de contato como, por exemplo, as lutas. Para a prática de esportes coletivos como futebol, basquete, é necessário preparo prévio e proteger muito bem a fístula, tomando cuidado para não se machucar. A hidroginástica e a natação são excelentes, com exceção para os pacientes que utilizam cateter para fazer diálise! Corrida, caminhada, pilates, ioga e musculação são recomendados, porém com orientação profissional, respeitando as limitações cardíacas, ósseas e musculares de cada paciente.
De um modo geral, o envolvimento com qualquer esporte e atividade física, deve ser orientado por um profissional capacitado e liberado pelo médico nefrologista. Algumas adaptações são necessárias para a segurança do paciente. É fundamental conhecer bem a condição do coração, músculos e ossos. 
A prescrição de Atividade Física para Pacientes com doença Renal  deve ser feita com responsabilidade e pensando, sempre, nas caaracterísticas e condições dos pacientes.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário