Header Ads

Corrida para hipertensos

http://rspress.com.br/health4life/wp-content/uploads/2013/04/Barakat-Corrida.jpg

Atividades aeróbicas como caminhar, correr, pedalar e nadar são essenciais para hipertensos. Quando se inicia uma atividade, há liberação de hormônios que fazem com que ácidos graxos (gordura) se quebrem e virem energia. Entende-se como gordura também a que fica presa nas paredes das artérias obstruindo a passagem de sangue, que com o tempo e a prática da atividade física tendem a diminuir. Você pode se perguntar: se o exercício aumenta a frequência cardíaca, vai aumentar minha pressão arterial também?

Durante o exercício o organismo produz outro hormônio, a acetilcolina, que por sua vez provoca vasodilatação ou seja, um simples aumento no diâmetro das artérias, deixando-as maiores e mais flexíveis. Com o tempo as mesmas artérias acabam adquirindo um diâmetro maior e mais elasticidade.

Uma das grandes vantagens do treino aeróbico é o retorno venoso, o sangue precisa voltar para o coração e faz isso pela contração muscular: você contrai um músculo e o sangue vai subindo pelas veias até o coração, o que proporciona mais sangue para o mesmo, que por sua vez acaba crescendo e ficando mais forte, um processo chamado de hipertrofia excêntrica.

Com o passar dos treinos, o coração passa a bater menos jogando mais sangue para o corpo. Associando com o parágrafo de cima, você terá um coração mais forte que joga mais sangue com uma artéria maior e mais flexível, menos gordura entre as paredes e o resultado é a diminuição da pressão arterial :D

Mas não pára por aí, umas das coisas mais incríveis do organismo é sua luta incessante para se manter vivo. Imagine agora se uma das artérias estiver quase completamente entupida por gordura, aquela região do corpo pode ficar seriamente prejudicada.

Durante o treino o nível de oxigênio cai, devido a obstrução de algumas artérias e a células pedindo oxigênio para se manterem vivas, assim, o corpo cria novas artérias, melhorando e aumentando a irrigação sanguínea. Incrível né? Esse processo se chama angiogênese e só ocorre durante atividades aeróbicas.

Com ajuda da Hora do Treino.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário