Header Ads

Corredor e o joelho em X

http://o2porminuto.ativo.com/wp-content/uploads/sites/2/2015/06/joelho.jpg

Ter joelhos tortos aumenta bastante o risco de lesões, especialmente entre praticantes de exercícios.

Existe um tipo de desvio mais comum em mulheres, o geno valgo, popularmente chamado de joelho em X. Ele também acomete homens, mas é duas vezes mais frequente nelas.  As mulheres, por terem a bacia larga, acabam mais expostas a essas diferenças. Além disso, existem outros fatores que contribuem para agravar o quadro. Um deles é a progesterona, um hormônio feminino. Ele age como relaxante muscular e, por isso, torna o músculo menos eficiente na absorção de impacto. Resultado: sobra para os joelhos.

Quando a mulher corre, uma carga equivalente a quase duas vezes seu peso é concentrada nos joelhos.

A sobrecarga na região lateral do joelho pode afetar um osso chamado patela e agravar seu alinhamento. Isso prejudica a cartilagem local. Ao lesionar a cartilagem, a pessoa sente dores constantes e que podem aumentar com movimentos ou exercícios.

Quando a mulher tem joelhos em X, ela precisa fazer exercícios com muito cuidado para não prejudicar ainda mais sua situação. Ela deve evitar agachamento e esportes que dobrem os joelhos em mais de 45 grausa.

É possível correr, mas não se pode exagerar na intensidade nem no tempo de exercício. Uma dica é trocar a corrida, caso seja feita em academia, por transport, pois o exercício gera menos impacto.

O fortalecimento muscular com pesos também é importante para que a musculatura passe a absorver mais o impacto ao andar e ao praticar esportes. Se a situação piorar, com o surgimento de doenças associadas, pode ser preciso uma intervenção cirúrgica para corrigir o problema.

Portanto, é essencial que se trabalhe a musculatura por dois motivos: quem possui joelho valgo tem maior probabilidade de ter alteração na cartilagem da rótula, quer seja uma condromalácia, que é o amolecimento da cartilagem articular da patela, ou um mau alinhamento de rótula.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário