Header Ads

5 dicas para o treino da corrida

http://www.performancee.pt/wp-content/uploads/2015/01/triboo-corrida-600x450.jpg

O preparo para a atividade de corrida é importante para se ter um bom desempenho. Abaixo damos 5 dicas para se preparar melhor para o treino da corrida.

Alimentação

Antes de qualquer atividade física, é importante estar bem alimentado. Mas faça refeições leves. Pães integrais, sucos e frutas com mel são indicados por serem carboidratos de fácil assimilação pelo organismo e por saciarem rapidamente a fome. E lembre-se: só inicie as atividades 30 minutos após a ingestão.

Aquecimento

Nada de correr antes de acostumar seu corpo com aquela situação. Comece andando levemente com o tronco ereto e o olhar sempre na horizontal. Aumente gradativamente a velocidade. Caminhe dando pequenos saltos ou fazendo polichinelo. Após o aquecimento, a musculatura vai estar mais vascularizada e as articulações relaxadas, ou seja, aptas para alongar.

Alongamento

Diferentemente do que muita gente pensa, o alongamento é importante para a corrida, pois ajuda a relaxar a musculatura e a não causar nenhuma lesão antes ou depois do exercício. O ideal é se alongar após o aquecimento e esperar uns três minutos depois de terminar para não causar nenhuma lesão pós-treino. Veja como se alongar:

  • Com os dois pés apontados para frente, mantenha a planta do pé no chão e os joelhos semiflexionados. Estenda uma perna para trás por 10 segundos. Depois repita com a outra perna.
  • Para alongar os ombros, deixe as pernas ligeiramente afastadas e o tronco ereto. Em pé, puxe um braço para perto do peitoral segurando pelo cotovelo e mantenha o olhar na horizontal.
  • Lembre-se: não force o seu corpo em nenhuma atividade. Alongue-se dentro dos seus limites.

Relaxamento

Após a corrida é ideal deixar o corpo esfriar e descansar. Permaneça andando bem devagar por 3 minutos. Depois deste período volte a fazer o alongamento.

Roupa para o treino

  • Use roupas com tecidos flexíveis que não retenham o suor.
  • Óculos escuros e bonés são bem-vindos, assim como filtro solar.
  • Nos dias frios vá de blusa leve, que mantém o corpo aquecido, calça, touca e luvas próprias para a atividade.
  • Lembre-se: não force o seu corpo em nenhuma atividade. Alongue-se 
  • Hidratação: é importante beber água pura durante toda a atividade física.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário