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Como trabalhar com Educação Física no Infantil?




A Educação Física, muitas vezes, é considerada um momento de descontração e acaba sendo pouco valorizada. Mas ela segue uma grade curricular e funções que devem ser seguidas.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, documento oficial do Ministério da Educação, que determina as diretrizes para orientar os educadores em cada disciplina, os conteúdos trabalhados na Educação Física devem ser organizados em três blocos e desenvolvido em todo o ensino fundamental. São eles:

1) Jogos, ginásticas, esportes e lutas;
2) Atividades rítmicas e expressivas;
3) Conhecimento sobre o corpo.

A principal função é incentivar e estimular as crianças a praticar esportes, dançar, se movimentar para melhorar a qualidade de vida.

Nos últimos anos, vem crescendo a percepção da importância das atividades recreativas e da Educação Física escolar em todos os momentos do Ensino Fundamental. Uma das formas mais eficazes de se trabalhar nesta faixa etária é por meio de jogos e brincadeiras.

Através do movimento, da ação, da experiência e da criatividade, as crianças se relacionam com si mesmas, com o espaço e o tempo. Ao utilizar jogos e brincadeiras tradicionais, o professor pode ensinar noções de cooperação e regras entre os alunos para brincadeiras em equipe, valorizar a cultura popular por meio de brincadeiras tradicionais e apresentar normas de jogos pré-desportivos.

Juntando todos os ensinamentos propostos pela Educação Física, a principal função é incentivar e estimular as crianças a praticar esportes, dançar, se movimentar para melhorar a qualidade de vida. A disciplina ajuda a desenvolver habilidades cognitivas e comportamentais. Através das atividades físicas, auxilia no combate a doenças ligadas ao sedentarismo, além de fortalecer músculos e articulações.

Mas a atividade não está ligada apenas à área física em si. A Educação Física é importante também para a formação social das crianças, pois além de contribuir com a autoconfiança, através de jogos e brincadeiras os alunos podem interagir e socializar.

Cuidados especiais com seu aluno na educação infantil
  • Quanto mais habilidades o educar ajudar a criança a desenvolver, melhor e mais gratificantes serão as competências que ela irá projetar futuramente.
  • Pensar em atender as necessidades da criança, proporcionando seu desenvolvimento e não apenas que ela cumpra as tarefas impostas.
  • A criança precisa sentir segurança na atividade e no professor;
  • Não ridicularizá-la ou puni-la quando cometer erros. Nem compará-la a outras crianças;
  • Elogiar quando a criança fizer a coisa certa, e quando fizer errado, lhe dê a certeza que pode fazer bem melhor;
  • Deve-se passar tranquilidade à criança, evitar falar alto ou usar ações extremas. Falar de maneira clara e direta, mas sem imposição;
  • Sempre que for fazer mudanças de métodos de aula, ou na rotina do aluno, fazer aos poucos para a criança se adaptar;
  • Crianças nessa fase trabalham melhor em grupos pequenos de 4 a 5 crianças;
  • Evitar atividades muito extensas. A criança nessa fase se cansa facilmente, nem tanto pelo cansaço físico, mas por ficar entediada tendo que executar a mesma tarefa por muito tempo.

Fazer a criança sair da inércia, do sedentarismo é altamente recomendado para o corpo e para a saúde como um todo.



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