Header Ads

Treino em circuito poupa tempo e rende o dobro


A falta de tempo para se exercitar é uma desculpa comum nos dias de hoje. E que cola, principalmente se você nunca teve o hábito de praticar um esporte ou frequentar a academia. Se você faz o tipo, precisa experimentar o treino do tipo circuito. Trata-se de uma mistura entre aparelhos de musculação e exercícios aeróbicos.

O número de aparelhos (aqui chamados de estações) utilizados varia de acordo com a combinação usada pelo professor e com os seus objetivos de treino. A coincidência, no entanto, vai agradar: basta menos de um minuto em cada estação para alcançar resultados.

Step, cama elástica, halteres, corda, saco de boxe, caneleira, colchonete, bastão, power rubber e fitbal estão entre as opções possíveis em um circuito. O treino completo não passa de 30 minutos, mas os benefícios estendem-se por muito mais. 

Bom para poupar tempo - Getty Images

Bom para poupar tempo

O treinamento em circuito é ideal para quem não tem muito tempo. O circuit training é uma forma de treinamento que possibilita um gasto alto de calorias em um curto espaço de tempo. Isso acontece porque a intensidade dos exercícios é alta, não há intervalo para descanso.

Combina exercícios aeróbicos e neuromusculares - Getty Images

Combina exercícios aeróbicos e neuromusculares

Além de trabalhar todas as regiões do corpo, o circuito também permite que sejam feitos dois tipos de exercícios: os aeróbicos e os neuromusculares (anaeróbicos). Os circuitos são eficientes porque essa é a melhor combinação para queimar calorias tanto durante o exercício quanto depois dele. Isso acontece porque, para recuperar as microlesões causadas pelo exercício neuromuscular, o corpo acaba gastando calorias enquanto você repousa. É também neste processo que a massa muscular aumenta.  

Treino mesmo em condições climáticas desfavoráveis - Getty Images

Treino mesmo em condições climáticas desfavoráveis

Quem nunca usou a velha desculpa do mau tempo para não se exercitar? Mas ela não cabe quando o assunto é o treino em circuito. Geralmente, circuitos são feitos em locais cobertos, não deixando espaço para desculpas em dias de chuva, frio ou calor demais.  

Sem espera para usar um aparelho - Getty Images

Sem espera para usar um aparelho

Um incômodo comum em academias, principalmente nas menores, é ter que esperar para usar determinado aparelho. Por contar com várias estações, a rotatividade entre os aparelhos no treinamento em circuito é muito grande - cada pessoa fica, em média, 55 segundos por aparelho. Assim, não é preciso ficar esperando para se exercitar.  

Traz resultados em curto prazo - Getty Images

Traz resultados em curto prazo

Se o objetivo for emagrecer e ganhar tônus muscular, o circuito promete trazer resultados rápidos. Isso acontece porque esse tipo de treinamento mantém a frequência cardíaca mais elevada, o que acelera o emagrecimento durante o exercício. Além disso, essa modalidade trabalha o corpo todo com um risco reduzido de lesões e pode ser feito todos os dias. Dependendo da disciplina do aluno, é possível perder até 600 calorias por aula e os resultados começam a aparecer em 45 dias, em média. 

É altamente motivador - Getty Images

É altamente motivador

Uma das palavras-chave deste treinamento é o dinamismo, o que traz mais motivação para o aluno. Além de ser muito dinâmico e rápido, o circuito promove a interação entre aluno e o professor, formando um ciclo de amizades.

Dificulta a monotonia - Getty Images Dificulta a monotonia

Treinar em circuito significa ter ao seu dispor uma série que não deixa a monotonia se instalar. Isso porque tem como variar a ordem dos exercícios, incluir ou retirar modalidades, aumentar a intensidade ou a frequencia de repetições. As variações são inúmeras, tanto no treino muscular quanto no cardiovascular.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Um comentário

Henrique Pereira disse...

Onde estão as Referências?

Daria mais credibilidade ao texto... às afirmações feitas...