Header Ads

A importância do fortalecimento dos músculos abdominais


Muito se fala da importância do fortalecimento dos músculos abdominais, mas você sabe o que realmente isso significa?

Dieta seca-barriga: – 5 centímetros de cintura em um mês | BOA FORMA

Os músculos abdominais fazem parte do tronco (ântero-lateral) e incluem o reto abdominal, os oblíquos externos, oblíquos internos e transverso abdominal. O reto abdominal também é conhecido por "tanquinho". Os outros três são encontrados na parte mais lateral do abdômen, sendo o transverso abdominal o mais profundo. Esses músculos são de grande importância para a manutenção da postura correta, para a estabilização da coluna lombar e para o controle do corpo. São os músculos abdominais ( reto abdominal, os oblíquos interno e externo do abdômen e o transverso do abdômen ) os responsáveis pela sustentação das vísceras, de forma que estas se mantenham o mais próximo da coluna ( nosso centro gravitacional).

A boa postura é aquela que ajusta nosso sistema músculo-esquelético (ossos e músculos) da melhor forma possível, mantendo o equilíbrio e distribuindo o esforço das atividades, não sobrecarregando nenhuma das partes do corpo.  

Quando há flacidez muscular abdominal, os órgãos se projetam frontalmente ( vide imagem abaixo ) modificando o centro de gravidade corporal. Com conseqüente sobrecarga na coluna torácica e lombar.

O fortalecimento dos músculos que compõem o abdômen fornece estabilidade para as paredes anterior, laterais e posteriores do tronco, evitando a sobrecarga da região lombar. Estudos recentes nos mostram a eficiência no fortalecimento da região abdominal, favorecendo a flexão e extensão do tronco durante as atividades de vida diária e diminuindo os impactos sobre a coluna vertebral. Sendo assim, os benefícios vão muito além da estética, garantindo mais estabilidade e equilíbrio corporal e influenciando positivamente inclusive na correção da respiração torácica e abdominal.

Sobrepeso tem conseqüências tanto fisiológicas como afeta diretamente as estruturas de sustentação do corpo, responsáveis por vencer a gravidade.

Resultando em:

desvios de coluna
sobrecarga na musculatura paravertebral ( costas ) favorecendo o aparecimento de desconforto contínuo
encurtamento nos múculos antigravitacionais por sobrecarga

Devemos lembrar também que a coluna é umas das estruturas formadoras do CORE*, sendo assim, a sua estabilização influenciará até nos segmentos mais distais do corpo, como os nossos membros superiores e inferiores, nos seus movimentos e posicionamentos. Concluindo, o fortalecimento adequado dos músculos abdominais favorece a biomecânica correta de todo o corpo durante a prática de qualquer atividade física.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .