Header Ads

Especialista alerta para os riscos da prática esportiva de alto rendimento na infância


É indiscutível a importância da atividade física na vida de qualquer indivíduo, pois ela contribui consideravelmente para o bem-estar físico, além de ajudá-lo a construir autonomia, adquirir segurança e integrar-se socialmente. Para as crianças, no entanto, o esporte passa a ser prejudicial quando deixa de ser uma atividade lúdica e complementar e passa a servir apenas para satisfazer os desejos dos pais.

É o que alerta o Dr. Beny Schmidt, chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular e professor adjunto da disciplina de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Para ele, é importante que os pais não sobrecarreguem a criança com um esporte, já que isso pode levar ao estresse do sistema ósseo e neuromuscular.

"As crianças devem ser sempre estimuladas a praticar atividades físicas. Daí vem os hábitos que as tornarão pessoas saudáveis. Porém, os pais não podem nunca descontar suas frustrações nos filhos, exigindo resultados em treinos e competições. Na maioria desses casos, a criança nunca se torna um atleta, abandona o esporte e perde a infância", explica o professor.

Segundo Dr. Beny Schmidt, a criança deve praticar esportes enquanto o exercício a deixar satisfeita. "O pior dos problemas é o sedentarismo, mas o exagero, a obrigação e a pressão das atividades esportivas de alto rendimento também são nocivos. Qualquer modalidade é recomendável às crianças, contanto que ela lhe proporcione prazer. Do contrário, pode gerar ansiedade, estresse, insegurança, depressão e até fobia", completa.

Sobre o Dr. Beny Schmidt

Beny Schmidt é chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular e professor adjunto de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele e sua equipe são responsáveis pelo maior acervo de doenças musculares do mundo, com mais de dez mil biópsias realizadas, e ajudou a localizar, dentro da célula muscular, a proteína indispensável para o bom funcionamento do músculo esquelético - a distrofina.

Benny Schmidt possui larga experiência na área de medicina esportiva, na qual já realizou consultorias para a liberação de jogadores no futebol profissional e atletas olímpicos. É um dos fundadores do CET do São Paulo Futebol Clube (atual Refis), primeiro centro científico esportivo do Brasil, e criador do CECAP (Centro Esportivo Clube Atlético Paulistano).

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .