Header Ads

Como fazer um plano de aula para escola na Educação Física

Para fazer um plano de aula de educação física é necessário que se cumpre as normas da secretária de educação em relação a planos de aulas. Há varias coisas que se podem fazer na aula de educação física sejam elas praticas ou teórica, seja dentro da quadra de esportes ou dentro de sala de aula.

Para dar aula teórica podemos usar matérias especificas de um jogo, usando as regras e como se deve jogar, é importante a participação de todos os alunos e que eles sempre prestem bastante atenção nas regras. Podemos usar o vôlei como um exemplo:Explicando  as regras da seguinte forma escrevendo no quadro negro ou apenas falando e mostrando exemplos para chamar a atenção dos alunos, podendo sempre iniciar com regras, modo de jogar e muitos outros por exemplo: No vôlei devem se ter 12 jogadores e em cada lado conter 6, durante o jogo não se podem dar 2 toques na bola antes de passar para o adversário, falar sobre o tamanho da campo que é de 18×9 metros de dimensão, 3 metros de linhas do comprimento e 6 metros de linha na lateral.

Podemos também na aula prática falar sobre alongamentos, a prática de exercícios, alimentação e muitas outras coisas mas também podemos usar outras formas de  passar um exercícios, fazer dinâmicas sobre a matéria dada, brincadeiras, jogos e muitas outras coisas que estimula o aluno a prestar mais atenção na aula de educação física que  por mais que esteja dentro de sala de aula na aula de educação física os alunos costumam ficar inquietos.

Os planos de aula de educação física na quadra de esporte podem ser feito da seguinte forma: durante 10 minutos fazer com que todos os alunos pratique exercícios físicos, como correr na quadra, fazer alongamento individual e em dupla, fazer agachamento e depois escolher um esporte do interesse de todos para jogar, dessa forma estimulando os alunos que praticar esporte e exercícios faz bem a saúde e para o corpo. Já nas provas bimestrais é necessário colocar tudo que se foi dado para que eles respondam da forma como foi ensinado.

Para um bom plano de aula é muito bom que sempre se fale do porque é importante seguir regras, fazer exercícios e coisas desse gênero para que na hora da prova eles possam responder todas as perguntas e é sempre bom fazer perguntas de coisas que eles menos deram atenção, pois assim eles passam a estudar mais e prestar mais atenção nos pequenos detalhes.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .