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15 dicas para acelerar o metabolismo






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Se você quer emagrecer com mais eficiência, principalmente, para o verão, fique atento à cada passo da sua rotina e da sua alimentação, pois além de uma boa dieta e exercícios físicos, o funcionamento do organismo é mais do que necessário nesse processo.
 
O metabolismo é responsável por transformar as calorias em energia de forma determinada geneticamente. Porém, é possível aumentar esse gasto trocando a gordura por massa muscular, e, quanto mais músculos, mais rápido é o gasto calórico.
 
A nutróloga Liliane Oppermann montou uma lista com 15 dicas infalíveis que vão ajudar a acelerar seu metabolismo:
 
1) Beber água
 
A ingestão contínua de líquidos mantém o metabolismo em constante movimento e contribui para o bom funcionamento do intestino. A falta de água diminui o metabolismo e prejudica diversos fatores metabólicos. Não espere a sede, beba água!
 
2) Usar os alimentos termogênicos com moderação
 
Alguns alimentos ajudam a acelerar o metabolismo, melhorando vascularização e dando disposição. São eles: chá verde, pimenta, canela, café e banchá. Mas cuidado, consumir estes alimentos em excesso pode prejudicar o sono, que não é interessante.
 
3) Dormir melhor / Higiene do sono
 
Uma noite mal dormida deixa seu metabolismo mais lento, além de dificultar o processo de emagrecimento. Aposte em alimentos ricos em triptofano que ajudam a melhorar a qualidade do sono. Alguns deles são: peixes, aveia, amêndoas, queijos magros, leite e iogurtes desnatados, sementes de girassol e ovos orgânicos.
 
4) Aposte em alimentos fibrosos
 
As verduras e legumes, tais como vagem, abobrinha, brócolis e rúcula, são alimentos de baixa caloria e tem poder de aumentar o efeito térmico dos alimentos e otimizar a digestão. Além da saciedade, eles auxiliam o aceleramento do metabolismo.
 
5) Tenha um hobbie
 
Saia da rotina e faça atividades que goste bastante. É uma ótima maneira de escapar dos pensamentos ruins e manter a motivação.
 
6) Faça exercícios diários
 
Pratique atividades físicas, elas são fundamentais para promover condicionamento, aumentar a longevidade e diminuir o estresse. Para se tornar rotina, procure alguma atividade que se identifique e lembre-se o importante é manter frequência. Para o grupo dos sedentários um bom começo é trocar elevadores por escadas, deixar a preguiça de lado ir caminhando em lugares próximos.
 
7) Fracionamento
 
Distribua melhor as refeições ao longo do dia. Tente se alimentar a cada três horas para evitar redução do metabolismo e sobrecarga em determinadas refeições, principalmente, à noite.
 
8) Evite refrigerantes! 
 
O consumo de refrigerantes normais está relacionado ao desenvolvimento do diabetes e obesidade e os diet, light e zero causa piora do funcionamento dos rins e são riquíssimos em fatores antinutricionais que deixam o metabolismo lento.
 
9) Consuma frutas 
 
A dica é comê-las junto aos lanches intermediários ou como entrada no almoço ou jantar. Com isso você estimula mais a mastigação e acaba comendo menos quando chegar na parte quente! As frutas são riquíssimas em antioxidante que otimiza o metabolismo.
 
10) Pare de fumar! Urgente!
 
Procure informação e ajuda para parar de fumar. O cigarro é fator de risco para inúmeras doenças e sobrecarrega muito o aparelho pulmonar e o sistema circulatório, além de diminuir a percepção do Paladar e prejudicar o bom funcionamento do metabolismo.
 
11) Doces
 
Evite comer com frequência. Permita-se comer um doce de vez em quando, mas prefira os doces de frutas ou chocolate 70% cacau para garantir saudabilidade.
 
12) Inclua salada no seu dia a dia
 
Pessoas que iniciam sua refeição pela salada, comem 15% a menos do que se fosse direto ao prato princinal. Mas Cuidado com molhos, alguns deles agredam óleos, creme de leite e muito sal. No final das contas acabam sendo pesados e calóricos. Opte por pimenta, limão, folhas de manjericão ou Orégano, ajudam a realçar o sabor e facilitar a digestão.
 
13) Tome café da manhã
 
O café da manhã é uma das refeições mais importantes do nosso dia, pois é a primeira após 8 a 10 horas de jejum. Além de trazer saúde, você terá mais disposição e concentração para fazer trabalhar, estudar e praticar atividade física.
 
14) Mastigue bem os alimentos.
 
A digestão começa pela boca.Quando mastigamos pouco, a digestão fica incompleta e acabamos comendo mais. Quando mastigamos bem os nutrientes ficam mais biodisponível e o corpo trabalha melhor. 
 
15) Coma Com prazer.
 
Descubra o prazer em alimentos mais saudáveis. O Metabolismo acelera se consumimos alimentos saudáveis com frequência. Para isso procure comer alimentos que lhe dão sabor e prazer e que contemple qualidade e variedade.


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