Header Ads

O que é fitness?



Nos últimos anos, o fitness vem evoluindo a sua definição no moderno meio profissional, empresarial e mercadológico em que se encontra. Porém, ainda hoje o termo é popularmente idealizado de forma equivocada. De origem inglesa, a palavra "fitness" significa aptidão física e, ou, bom condicionamento. A expressão também pode se apresentar com uma conotação de exercício físico ou nível de treinamento de acordo com a frase ou situação em inglês.

Segundo a publicação Longman – Dictionary of American English (1983), a palavra "fit", isolada, significa literalmente "boa forma",  que deve ser remetida ao objetivo de alcance do equilíbrio corporal e espiritual.

Na medida em que este mercado profissionalizou a expressão, o termo ganhou novas analogias que remetem sempre à prática da atividade física. Entretanto, na busca de um "corpo perfeito", a expressão vem sendo corrompida por atitudes e pensamentos inconsequentes de pessoas que desprezam o prazer da prática de uma atividade em busca de resultados somente estéticos, a qualquer custo.

O fitness tem como função básica traçar um padrão de treinamento para que um indivíduo possa chegar ao estado de bom condicionamento físico, através dos seguintes componentes: flexibilidade, força, eficiência cardiovascular, resistência aeróbica e resistência muscular localizada.

Para treinar esses componentes, o fitness, entendido aqui como um conjunto de estudos específicos em torno da saúde, aplica determinados princípios de treinamento embasados no balanceamento de uma boa composição corporal, ou seja, sem excessos na porcentagem de gordura e de um bom índice de massa magra.

Desta forma, o verdadeiro conceito fitness incentiva a busca do equilíbrio entre a dedicação e o prazer, nos apresentando, como consequência, o sentido de "bem-estar" do ser como um todo, inclusive a saúde mental e emocional, que nos ajuda a controlar os sentimentos e as ansiedades originadas da vida agitada da modernidade.

História

Desde a década de 1970, nos Estados Unidos, a Associação do Fitness discutia a busca da atividade física como instrumento da qualidade de vida, aprimorando o conceito e os estudos até chegar a uma outra expressão menos conhecida, o "wellness", que também significa bem-estar e remete à valorização do trabalho do profissional de Educação Física, que cuida da saúde em toda a amplitude desta palavra. Assim, o fitness é um conceito que se inclui neste ainda maior: o wellness.

A qualificação profissional no campo wellness/fitness tem gerado grandes lucros no campo, que hoje atende com sucesso as exigências de qualidade do mercado, subsidiadas por seu cliente final. Este já é consciente sobre a importância do profissional de Educação Física, que é capaz de dirigir um programa de atividades, procurando desenvolver um trabalho integral e específico, agregando profissionais de áreas afins como nutricionistas, médicos, fisioterapeutas e especialistas em geral.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .