Header Ads

Benefícios da Musculação



Basicamente, para definir musculação, deve-se falar que é um tipo de exercício realizado com pesos de diversas cargas (exercício resistido), amplitude e tempo de contração, o que faz dela uma atividade física indicada para pessoas de diversas idades e com diferentes objetivos.

Dentro dessa modalidade, pode-se trabalhar com isometria (onde se mantém a contração sem movimentar os pesos ou aparelhos) e a isocinética, ou seja, com velocidade angular constante. Pode-se usar ainda a isotônica de forma contínua ou intervalada onde há a alternância das contrações concêntricas e excêntricas, leve, moderada ou intensa, utilizando recursos aeróbicos e anaeróbicos.

Sem sair do espectro das possibilidades de trabalho, pode-se utilizar a força da gravidade e a resistência gerada por equipamentos e pesos livres (barras, anilhas e halteres) para opor forças aos músculos que, por sua vez, devem gerar força oposta através de contrações musculares que podem ser concêntricas, excêntricas e isométricas.

Indo para o volume de execução, é importante pontuar que utiliza-se séries de repetições dos exercícios e pode ter diferentes metodologias.

 A musculação é utilizada para fins atléticos por meio da melhora no desempenho de atletas, estéticos no desenvolvimento do volume muscular e de saúde, auxiliando no tratamento de doenças musculares, ósseas, metabólicas, melhora na mobilidade, postura etc.

Deve-se levar também em consideração se você é iniciante, intermediário ou veterano nesta modalidade, pois o treinamento deverá respeitar o nível em que se encontra o praticante.

Para entendermos melhor a utilização da musculação temos que saber também o significado da palavra hipertrofia, mas especificamente a hipertrofia muscular.

Hipertrofia Muscular

A maioria dos praticantes de musculação está em busca da hipertrofia muscular. Ela é responsável pelo aumento da massa muscular, provocando o crescimento visível da musculatura através da exigência física imposta pelo exercício.

Fisiologicamente, ao realizarmos um treino pesado ocorre ruptura de algumas fibras musculares, e isto ocasionará micro lesões que acontecem em função do esforço o qual muitas vezes não estamos acostumados. Isso faz com que o corpo reaja a esse estímulo, criando um processo de cicatrização e aumentando a síntese de proteínas contráteis, e por consequência o tamanho do músculo. Conforme o tecido vai se tornando hipertrofiado ele deixa de responder aos estímulos que está habituado e para ser tornar ainda maior e mais hipertrofiado será necessário que haja a mudança do estímulo.

Essas mudanças podem ser feitas através de, por exemplo, aumento da sobrecarga, aumento na quantidade de séries, mudança no tipo de exercício e mudança na estratégia do treino.

Para que ocorra a hipertrofia deve-se ter em conta também, o fornecimento de oxigênio e dos nutrientes para que seja maior o suprimento das exigências fisiológicas do organismo.

Então o aluno deverá ficar atento à respiração e também ao aporte nutricional (dieta) para um melhor ganho de musculatura. Isso é apenas um resumo do que ocorre, pois tratar-se de um processo muito mais complexo, a hipertrofia é resultado de diversos fatores.

Devemos sempre lembrar que buscar um profissional da Educação Física especializado será sempre a solução para um melhor acompanhamento nos seus treinos.

Alguns Benefícios da MusculaçãoPilates-e-Musculação

  • Quando estamos buscando um corpo mais bonito e definido, a musculação feita regularmente poderá auxiliar na redução da gordura corporal e aumento da massa magra desenhando um corpo mais harmônico.
  • O processo da aprendizagem dos movimentos no treinamento não só irá melhorar a qualidade do exercício quanto ao resultado, mas também seu cérebro, quer dizer, trabalham-se o corpo e o cognitivo (concentração, memória e atenção).
  • Pode-se melhorar a saúde cardíaca, pois a musculação prepara o coração para esforços intensos. Ao fortalecermos os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sofrem menos variações ao esforço.
  • Um treinamento bem supervisionado por um profissional da área poderá fazer com que o aluno melhore sua postura e assim sinta a diminuição das dores.
  • Muitas vezes, o aluno procura a musculação como meio de socialização e melhorar sua auto-estima como resultado deste convívio.
  • A liberação de endorfina durante a execução dos exercícios poderá melhorar o bem estar, qualidade de vida e de sono no praticante.
  • Exercitar-se com regularidade pode manter um aspecto de maior jovialidade, isso mesmo, manter você mais jovem, diminuindo sua perda de massa magra entre outras vantagens.
  • A musculação te ajuda a manter um corpo mais magro. Em longo prazo com o gasto calórico associado ao ganho de massa muscular e a aceleração do metabolismo basal, aumentam a queima de calorias e assim diminui as reservas de gordura corporal.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Um comentário

ADENILSON disse...

QUAL A RELAÇÃO DA MUSCULAÇÃO COM A INSULINA?