Header Ads

Importância do Futsal na Escola



A importância da prática do futsal na área escolar, trabalha tanto os aspectos físicos quanto sociais, psicológicos motores e cognitivos.

Desta forma, entendemos que o futsal pode ser ensinado nas escolas de uma maneira diferente, sendo usado como conteúdo, levado mais à serio pelos professores e apreendido pelos alunos, respeitando as faixas etárias, as condições sociais de cada um as diferenças técnicas de aluno para aluno, de maneira que estes alunos reflitam sobre a sua ação, que eles saibam como fazer e o porquê fazer com sentido e significado.


Observamos na Educação Física escolar que, a partir da prática esportiva, pode-se melhorar o desenvolvimento dos alunos. O Futsal é considerado um dos esportes mais populares e mais querido entre os alunos de várias series e idades. Sendo muito fácil de jogar, pois pode ser jogado de várias maneiras com um número variado de pessoas.

Através da prática esportiva, as crianças são submetidas às situações reais de convivência interpessoal, de respeito ás regras do futsal, respeito ao próximo, situações de perda e ganho do jogo, ou seja, possibilita a criança a desenvolver-se emocionalmente.

A educação física continua confirmando sua função de colaborar no desenvolvimento das crianças como um todo, preparando um lugar muito rico para altercações e cogitações dos vários conflitos entre importâncias que vivem na escola. Ficou-nos aberta a seriedade do tutor neste artifício de desenvolvimento que deverá, conscientemente, admitir e bancar o desempenho de conselheiro no aumento de caráteres, servindo como um exemplar e quanta referência de diálogo.

O professor é o grande responsável, ele é essencial na prática do Futsal. Em suas aulas, ele tem que inovar e fazer que essas tenham uma relevância para seu aluno. Cada aluno tem suas limitações, cada um tem seus limites, e o professor tem que respeitá-los. E procurar atendê-los de forma diferente, mas que todos possam ter o mesmo aproveitamento.

Além da atividade física, o futsal, promove vários benefícios ao amadurecimento social e pessoal do aluno.

Para quem quer lidar com o Futsal na Escola, tenho um conteúdo bem legal. Conheça o curso Futsal Escolar do Rogério Voser. Este curso busca oferecer um referencial teórico sobre o processo de ensino/aprendizagem aplicado ao Futsal Escolar.

Além do material teórico, slides e books, são disponibilizados 70 vídeos com atividades práticas que podem ser aplicados em diferentes faixas etárias. Clique aqui e saiba mais!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário