Header Ads

5 exercícios no Treinamento Suspenso



O Treinamento Suspenso engloba uma vasta variedade de movimentos funcionais, com diversos níveis de dificuldade e intensidade. A tira de suspensão, por se tratar de material desestabilizador, torna-se uma ferramenta que pode ser usada para aumentar os níveis de estabilização do tronco, gerando um ambiente que irá aumentar a atividade proprioceptiva e neuromuscular e, por conseguinte, as exigências de controle postural

Vantagens
  • Fortalecimento do Core
  • Aumento do condicionamento físico
  • Aumento da flexibilidade
  • Melhora da consciência corporal
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória
  • Fortalecimento das articulações
  • Ganho de força e resistência muscular
Desvantagens
  • Por ser um exercício instável, pode ser complicado no início

Veja 5 exercícios que podem ser utilizados

Para realizar o treino suspenso, é preciso a fita seja presa em uma estrutura fixa e que exista espaço em volta para que o exercício seja realizado. Além disso, é preciso ajustar o tamanho das fitas de acordo com a altura da pessoa e exercício que será realizado.

Alguns dos exercícios que podem ser realizados  sob orientação do instrutor de educação física são:

1. Flexão

A flexão   é interessante para trabalhar costas, peito, bíceps e tríceps, além dos músculos abdominais, que precisam estar contraídos durante toda a atividade para manter o equilíbrio e a estabilidade do corpo.

Para fazer esse exercício, deve-se apoiar os pés nas pegas da fita e afastar as pernas na largura dos ombros e apoiar as mãos no chão, como se fosse fazer a flexão normal. Em seguida, flexionar os braços, tentando encostar o peito no chão, e voltar para a posição inicial empurrando o peso do corpo para cima.

2. Agachamento

O agachamento, além de poder ser feito com barra e halter, também pode ser realizado , e, para isso, deve-se segurar nas pegas da fita e realizar o agachamento. Uma variação do agachamento  é o agachamento com salto, em que a pessoa agacha e ao invés de esticar totalmente as pernas para voltar à posição inicial, faz pequenos saltos.

Essa variação torna o exercício mais dinâmico e estimula a força e o ganho de massa muscular, garantindo maiores benefícios.

3. Abdominal com flexão das pernas

O abdominal  exige bastante ativação dos músculos abdominais para garantir mais estabilidade para o corpo e força. Para fazer esse abdominal, a pessoa deve-se posicionar como se fosse fazer a flexão   e, em seguida, deve encolher os joelhos em direção ao peito, mantendo o corpo na mesma altura. Depois, deve-se estender as pernas e voltar para a posição inicial, repetindo o exercício de acordo com a recomendação do instrutor.

4. Bíceps

O bíceps no tríceps é também um exercício que necessita de estabilidade no corpo e força nos braços. Para esse exercício, a pessoa precisa segurar a fita, com a palma da mão voltada para cima, e manter os braços estendidos, em seguida deve colocar os pés para frente até que o corpo fique inclinado e os braços continuem esticados. Em seguida, deve puxar o corpo para cima apenas flexionando o braço, ativando e trabalhando o bíceps.

5. Tríceps

Assim como os bíceps, é possível também trabalhar os tríceps. Para isso, é preciso ajustar a fita de acordo com a intensidade e dificuldade que se deseja e segurar a fita com os braços esticados acima da cabeça. Em seguida, inclinar o corpo para frente e flexionar os braços, fazendo as repetições de acordo com a orientação do instrutor.

Utilizado com bastante frequência nos treinamentos funcionais, as fitas suspensas permitem exercícios do iniciante ao avançado.

Ele trabalha o corpo todo, sem isolar um músculo específico. Isso é significado de treinos realmente intensos com resultados muito bons.

Ou seja, use e abuse das fitas no Treinamento Funcional.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário