Header Ads

Como fazer um plano de exercícios para idosos na Pandemia?




Toda a sociedade está sofrendo com essa pandemia, mas os idosos merecem atenção especial. Todos sabemos que os idosos estão entre os grupos mais vulneráveis desta pandemia do COVID-19. O distanciamento social dos idosos devido à COVID-19 trouxe modificações importantes na rotina, dificultando a prática de exercícios físicos. O sedentarismo leva ao agravamento de doenças crônicas e traz prejuízos à saúde física e mental.

Como fazer esses idosos se movimentarem? Para facilitar a adesão, seria bacana o profissional disponibilizar um kit com:

1) uma cartilha ilustrada dos exercícios;

2) diferentes materiais para sua realização, tais como bolinhas, rolos, bastões, caneleiras, halteres, therabands, step e colchão;

3) um diário onde será anotado o que foi realizado, dia e hora das sessões; 

4) um vídeo com a demonstração dos movimentos e objetivos de cada um e

5) uma sugestão de playlist para tornar o momento mais agradável. As sessões deverão ser filmadas para que o profissional faça correções, sugira alterações e acompanhe a evolução na execução das séries.

Para realização dos exercícios, o paciente deverá estar vestido e calçado adequadamente, bem hidratado e alimentado, ter tomado os seus remédios e sentindo-se bem disposto. Lembrá-lo de respeitar seus limites e que ao menor sinal de dor ou desconforto a atividade deverá ser interrompida.

Serão prescritos exercícios de força e resistência, dupla tarefa, equilíbrio, orientação espacial, coordenação motora, alongamento e relaxamento. Para o aspecto cognitivo, serão incluídos aqueles que exijam raciocínio, concentração e atenção, envolvendo cores, números, formas e diferentes contagens (progressiva e regressiva).

Ao final, deverá ser realizada a análise da percepção de esforço e avaliado o grau de satisfação. Chamadas telefônicas dão um feedback mais próximo,  demonstram atenção e são decisivas para o sucesso do programa.

Quais cuidados temos que adotar para os treinos para os idosos?

Não deixar de realizar o aquecimento e a volta à calma
Esperar pelo menos 02h depois de cada refeição antes da prática
Se possível monitorar variáveis (FC, PA, SpO2 e Glicemia) antes, durante e após o exercício.
Manter a hidratação
Em frente a um espelho, minimiza-se os erros
Familiarização do espaço da prática para evitar possíveis acidentes
Utilizar roupas e sapatos adequados
Ao sinal de QUALQUER sintoma (tontura. Falta de ar, náuseas, dor), interromper o exercício imediatamente.

Para finalizar, estamos enfrentando uma pandemia com o COVID-19,inúmeros idosos tiveram que parar suas atividades, há um guia de exercícios práticos, Exercícios para realizar com Idoso, para que um familiar possa realizar os exercícios. O Guia contém exercícios prescritos por Fisioterapeutas, especializado em Ortopedia e Traumatologia, Doutorando em Saúde. Clique aqui e saiba mais!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário