Header Ads

Aprenda a usar o HIIT no treinamento de Corrida




O HIIT parece muito científico, mas é bastante simples. Ele é composto de exercícios físicos curtos e intensos com breves períodos de recuperação. Esses exercícios podem ter de 10 segundos a 5 minutos de duração.

O método consiste em alternar momentos de exercício de alta intensidade, em que o organismo trabalha próximo à sua capacidade máxima (acima de 80% da frequência cardíaca máxima), com períodos curtos de baixa intensidade —o descanso, que pode ser parado ou ainda em movimento (ativo), fazendo um exercício "mais leve". Por exemplo: você corre 40 segundos em alta intensidade e caminha por 20 segundos, aí repete isso até completar 15 minutos de treino.

O treinamento intervalado de alta intensidade é bem vantajoso na corrida, pois a alternância de esforço é uma forma de aumentar o condicionamento físico e diversificar o treino.

As variações na intensidade do exercício físico fazem com que o organismo trabalhe no metabolismo aeróbio e anaeróbio. Obviamente que o organismo sustenta o esforço aeróbio por mais tempo. Os estímulos anaeróbios são em um curto espaço de tempo.  Se o condicionamento da pessoa for ótimo o estimulo anaeróbio pode ser mais longo, chegando por volta de 1 minuto.

Essa alternância de estímulos, aumenta o condicionamento cardiorrespiratório, pode ser feito em um treino longo ou curto, tudo dependera do tempo disponível para correr e condicionamento.

Recentemente, uma pesquisa publicada no American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative e Comparative Physiology mostrou quanto o HITT pode ser eficaz.

Os pesquisadores descobriram que apenas dois minutos de treinamento intervalado de velocidade (neste caso, quatro sprints de esforço máximo de 30 segundos seguidos por quatro minutos e meio de recuperação por um total de 20 minutos) melhoraram a função mitocondrial – quando as células podem trocar combustível para energia rapidamente – tanto quanto 30 minutos de exercício moderado. Em outras palavras, dois minutos de corrida realmente puxados podem garantir os mesmos benefícios de condicionamento físico que 30 minutos de corrida em um ritmo estável e moderado.

Portanto, não é surpresa que o treinamento HIIT para corredores seja excelente para o seu sistema cardiovascular. A pesquisa mostra que o HIIT pode aumentar o seu VO2 max (quanto oxigênio você pode usar) em até 46% em 24 semanas. Além de aumentar seu volume de ejeção (quanto sangue seu coração expele por batida) em 10% após oito semanas de treinamento e reduzir significativamente sua frequência cardíaca em repouso.

O HIIT é realmente uma excelente ferramenta para os treinadores de corrida potencializar os rsultados dos seus alunos. Se você quiser aprender de uma Forma Simples, Rápida e Efetiva de Prescrever e Controlar a Intensidade do HIIT Quando a Modalidade for a Corrida na Esteira, clique aqui AGORA





Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário