Header Ads

Pilates na Escola ajuda a melhorar postura de alunos





Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Pilates na Escola ajuda a melhorar postura de alunos. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!



Postura pode ser definida como uma posição ou atitude do corpo – o arranjo relativo das partes do corpo – para uma atividade especifica ou uma maneira característica de alguém sustentar seu corpo, porém o termo postura também é usado para descrever o alinhamento do corpo bem como a orientação do corpo no ambiente

Na idade escolar a má postura é um dos principais intervenientes no rendimento escolar. Ao relacionar-se ambiente escolar e postura observa-se que a problemática é bem diversificada, já que as crianças e os adolescentes permanecem por um período de quatro a seis horas nas instituições escolares, convivendo com dificuldades ergonômicas no mobiliário com disposição e proporções inadequadas, fornecidos pela escola e no transporte do material escolar.

O assento escolar é um fator ambiental importante, pois tanto a cadeira quanto a criança devem estar ajustadas uma a outra. O ideal seria que ao sentar houvesse apoio dos dois pés sobre o chão, joelhos fletidos a 90º, um assento profundo para suportar as coxas adequadamente e o encosto deve provir suporte para a coluna, levemente inclinado, possibilitando o relaxamento dessa região.

Uma das formas que a Educação Física tem de agir nos efeitos da má postura é introduzir atividades que amenizam isso. Com o método Pilates iremos organizar nossa postura de "dentro para fora". Como é um método de movimento (e por isso disse que iremos organizar nossa postura de "dentro para fora"), somente com essa estruturação interna iremos realizar movimentos eficientes, somente com a coordenação da respiração com o Power-House conseguimos alterar um padrão postural. Através do conceito "Power-House" estimulamos o arcabouço osteo-articular a um melhor posicionamento que irá distribuir forças, diminuir sobrecargas e com isso diminuir o risco de lesões.

A introdução do método Pilates na Escola é possível. Conheça o ebook Entendendo o Pilates na Escola.  Esse Ebook foi escrito por uma professora de Educação Física que resolveu, no meio de 2019, introduzir alguns movimentos de Pilates nas aulas na escola, para atrair a atenção e aumentar a motivação dos alunos. Clique aqui!

Você não pode perder:

Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Educação Física em casa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.