Header Ads

Pilates na Escola ajuda a melhorar postura de alunos



Postura pode ser definida como uma posição ou atitude do corpo – o arranjo relativo das partes do corpo – para uma atividade especifica ou uma maneira característica de alguém sustentar seu corpo, porém o termo postura também é usado para descrever o alinhamento do corpo bem como a orientação do corpo no ambiente

Na idade escolar a má postura é um dos principais intervenientes no rendimento escolar. Ao relacionar-se ambiente escolar e postura observa-se que a problemática é bem diversificada, já que as crianças e os adolescentes permanecem por um período de quatro a seis horas nas instituições escolares, convivendo com dificuldades ergonômicas no mobiliário com disposição e proporções inadequadas, fornecidos pela escola e no transporte do material escolar.

O assento escolar é um fator ambiental importante, pois tanto a cadeira quanto a criança devem estar ajustadas uma a outra. O ideal seria que ao sentar houvesse apoio dos dois pés sobre o chão, joelhos fletidos a 90º, um assento profundo para suportar as coxas adequadamente e o encosto deve provir suporte para a coluna, levemente inclinado, possibilitando o relaxamento dessa região.

Uma das formas que a Educação Física tem de agir nos efeitos da má postura é introduzir atividades que amenizam isso. Com o método Pilates iremos organizar nossa postura de "dentro para fora". Como é um método de movimento (e por isso disse que iremos organizar nossa postura de "dentro para fora"), somente com essa estruturação interna iremos realizar movimentos eficientes, somente com a coordenação da respiração com o Power-House conseguimos alterar um padrão postural. Através do conceito "Power-House" estimulamos o arcabouço osteo-articular a um melhor posicionamento que irá distribuir forças, diminuir sobrecargas e com isso diminuir o risco de lesões.

A introdução do método Pilates na Escola é possível. Conheça o ebook Entendendo o Pilates na Escola.  Esse Ebook foi escrito por uma professora de Educação Física que resolveu, no meio de 2019, introduzir alguns movimentos de Pilates nas aulas na escola, para atrair a atenção e aumentar a motivação dos alunos. Clique aqui!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário