Header Ads

Atividade Física é um grande remédio para idosos




O processo de envelhecimento humano causa modificações morfológicas, psicológicas, bioquímicas e fisioló gicas, e a consequência disso é a diminuição da capacidade funcional do indivíduo idoso, porém, não são caracterizadas como patologias. Os sistemas orgânicos são os que mais sofrem alterações funcionais fisiológicas, em razão do acréscimo de idade. Pode-se caracterizar o sistema respiratório como um dos que mais sofre com o processo do envelhecimento.

As alterações fisiológicas refletem as anatômicas e, consequentemente, ocorre uma redução do sistema car diovascular que causa uma incapacidade para responder maiores exigências cardiorrespiratória.

O envelhecimento, além de causar uma redução do sistema nervoso central (SNC) e periférico, causa tam bém perdas do sistema circulatório, do sistema homeopático e do sistema gastrointestinal; assim, esses sistemas ficam mais vulneráveis tornando os idosos mais suscetíveis ao aparecimento de doenças e aos efeitos colaterais de agentes farmacológicos utilizados, normalmente, para tratamentos caseiros.

Além dessas alterações, existe o comprometimento da função neuromuscular e articular, que pode ser notado em razão da perda de força muscular e da perda de amplitude de movimento, gerando limitações que podem causar perda da capacidade funcional, a qual dificulta a execução das atividades da vida diária (AVDs) como caminhar, levantar-se, manter o equilíbrio postural e prevenir quedas.

Esse de clínio pode ser caracterizado por imobilidade, instabilidade e comprometimento das funções neuromusculares que, por estarem presentes, frequentemente na terceira idade, aumentam o risco de instabilidade postural, quedas, entre outras complicações. Essas alterações comprometem a capacidade funcional do idoso, impedindo a habilidade de autocuidado, tornando-o, muitas vezes, completamente dependente.

O tempo altera o desempenho físico, mas a prática regular de atividade física restringe essa alteração; ela não assegura o prolongamento de vida, mas garante um aumento da juventude, oferecendo uma proteção à saúde nas diversas etapas e fases da vida, contribuindo para a recuperação de determinadas funções orgânicas; consequentemente, leva a uma organização fisiológica e sistêmica, tornando a atividade física um dos melhores remédios para combater as doenças hipocinéticas, geradas pela inatividade da vida moderna.

Considerando que o processo do envelhecimento traz consigo algumas alterações irreversíveis para a vida, e que a inatividade física acelera esse processo, é importante que haja a conscientização da população para a adoção de um estilo de vida ativo e saudável. Com a prática da atividade física, aliada a bons hábitos, como uma alimentação regrada e bem estruturada, também ao sono, pois é necessário repousar e dormir bem, o indivíduo irá desacelerar seu processo de envelhecimento aumentando sua expectativa de vida. Outro benefício dos exercícios físicos é que a pessoa enve lhece de maneira mais saudável, com articulações mais móveis, músculos tonificados e fortes, e tendões e ligamentos resistentes; o coração também fica mais forte e, consequentemente, com a pressão normalizada e a capacidade aeróbia mais evidente, o sujeito fica mais bem humorado, com o sistema imunológico mais resistente não suscetível a doenças, os níveis de açúcar no sangue melhoram, sua postura fica mais correta, pois o processo do envelhecimento diminui a altura ocasionando algum erro postural.

Para terminar, quero indicar bons materiais para você, caso decida se especializar em exercícios para idosos.

 O Curso é voltado para Profissionais da Educação física que buscam ampliar seus conhecimentos em Prescrição de Exercícios para Pessoas com mais de 60 anos. O Curso foi desenvolvido baseado em Evidências Científicas recentes e está dividido em 11 módulos. Clique aqui!

Este E-book serve como Guia de Técnicas Simples de Alongamento para manter a Flexibilidade e a Estabilidade dos Idosos. Clique aqui




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário