Header Ads

Como iniciar Exercícios Físicos para Obesos




A obesidade por ser um tema muito discutido no decorrer dos anos, seu índice aumenta cada vez mais na população do mundo. A obesidade está associada a uma série de doenças que comprometem a qualidade e a duração de vida. É sabido que um estilo de vida fisicamente inativo é um fator de risco para o ganho de peso, além disso, indivíduos obesos são em geral muitos sedentários, não praticando nenhuma atividade física

Para ocorrer um emagrecimento eficiente, não basta só aderir um programa de atividade física. Quando se dá o início do programa de exercício, é muito importante que se faça um exame para verificar parâmetros de risco cardiovasculares, importante que se faça uma avaliação física para definir aptidão física e os limites de trabalho a serem, usados na prescrição dos treinos, com estes dados um profissional da área pode prescrever um treinamento para seu aluno.

A interação entre o exercício Aeróbico e o exercício físico de alta intensidade intervalado, junto com restrição calórica orientada, seguida de avaliação periódica, é a melhor maneira de atingir o objetivo de emagrecimento saudável.

Quando visamos o emagrecimento, qualquer treinamento aeróbio, dever ser levados em conta fatores com freqüência, intensidade, duração, a forma especifica do exercício e, principalmente, o custo energético total do programa de Atividade Física. Quando uma pessoa consegue reduzir expressivamente seu peso corporal, esta redução normalmente e acompanhada de uma queda no metabolismo de repouso. Ainda sobre o exercício de alta intensidade intervalado, Gentil (2011) destaca que ao analisar os processos fisiológicos dos diversos tipos de treino e seus resultados práticos, é possível concluir, que treinos intensos especialmente intervalados produzem alterações mais positivas para pessoas que desejam reduzir quantidade de gordura corporal.

Dicas de exercícios físicos para obesos

Fazer atividades em casa ao invés de programas estruturados em locais especiais.
Contato profissional frequente por telefone ou visita domiciliar.
Suporte social, particularmente da família.
Exercício de intensidade baixa a moderada.
Acumular atividade física durante o dia ao invés de fazer atividade de forma contínua.

Muitas vezes, a prática de exercícios físicos é difícil e desmotivante para um indivíduo obeso, principalmente porque o excesso de peso reduz a eficiência mecânica e a amplitude de movimentos, causando desconforto, dores e certa resistência psicológica. Por conta dessa situação, o programa de exercícios deve ser planejado em cima das condições atuais da pessoa.

Antes de terminar esse post, preciso falar que professor Paulo Gentil resolveu abrir o jogo e colocar em evidência tudo que aprendeu em todos os anos de estudo e experiência profissional que possui. Ele compilou seu conhecimento numa Master Certification Paulo Gentil com debate de assuntos como emagrecimento, obesidade, hipertrofia e exercícios para mulheres, crianças e idosos. Bem completo. Clique aqui e saiba mais!

Referência

GENTIL, Paulo. Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas. Rio de Janeiro: Sprint, 2ª edição, 2011.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário