Header Ads

Cuidados em Academias com o COVID 19




A pandemia do coronavírus reflete em diversas atividades cotidianas. Nas academias de ginástica não é diferente. O cenário é outro nos horários comuns de pico. A frequência diminuiu e, em muitas cidades do Brasil, os estabelecimentos já até fecharam as portas. Nas unidades que ainda permanecem em funcionamento, a higienização constante dos espaços e aparelhos, a redução da capacidade em aulas coletivas, a disponibilização de dispensers de álcool em gel em áreas compartilhadas e a criação de aplicativos para a prática de exercícios físicos em casa são algumas medidas que demonstram o momento de cautela no setor. 

Ao mesmo tempo em que a melhora do condicionamento físico ajuda a minimizar a chance de contaminação, as academias geralmente são espaços com aglomeração de pessoas, onde o contato humano acaba sendo inevitável, uma situação que pode facilitar a disseminação do coronavírus. Vestiário, catraca, elevador, corrimão, equipamentos de musculação de uso coletivo. Há muito a ser observado. Mas é apropriado reforçar que o coronavírus não se espalha através do suor.

Academias são ambientes fechados e há compartilhamento de equipamentos, como os de musculação, das aulas ou até mesmo esteiras e bicicletas ergométricas ou de spinning. Por isso, é essencial que as pessoas adotem cuidados, válidos para qualquer vírus, na verdade, como o da gripe. Vale, inclusive, avaliar e reduzir o volume dos exercícios durante a semana, ou alternar com alguns ao ar livre. Porém, a interrupção das atividades deve acontecer apenas se houver sintomas.

Para concluir,  as academias são espaços que envolvem aglomeração, secreções respiratórias e das mais diversas, dispersão de aerossóis pelas atividades aeróbicas intensas… Tudo isso em salas com pouca ou nenhuma ventilação, que se tornam impossíveis de controlar. Definitivamente, no momento atual, isso não vale o esforço. Melhor ficar (e se exercitar) em casa.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário