Header Ads

Características físicas do Handebol




O handebol como toda modalidade esportiva coletiva requer uma adequada preparação para a sua prática, no entanto, para uma preparação adequada faz-se necessário o conhecimento dos tipos de esforço e do trabalho realizado durante uma partida. Um esporte com duração de 60 minutos poderia nos levar a pensar que somente uma preparação aeróbia seria necessária ao bom rendimento esportivo.
 
 
Grátis: Drive com material de Handebol (artigos e textos)

O jogo de Handebol se desenrola em um espaço considerável. A quadra mede 40 x 20 metros (m), sendo o espaço de jogo então de 800 m2. O tempo oficial de jogo também é considerável, sendo de 60 minutos com um período de intervalo de 10 minutos.

Caracterizado pelo confronto entre duas equipes, há o predomínio de um constante atacar e defender, que leva a indagar como é possível a todos os atletas se ocuparem de tantas tarefas, seja ela defensiva ou ofensiva e, também, quais as condições para se tornarem competitivos

Na realização de modalidades esportivas coletivas em que há a manipulação de bola, além do deslocamento necessário e que geralmente inclui corridas, os atletas executam outras atividades que também requerem energia, tais como as mudanças de direção, as desacelerações, os saltos, os arremessos, as acelerações, as interceptações, as paradas bruscas, etc.

Por se tratar de uma modalidade esportiva com características intermitentes, o treinamento intervalado deveria fazer parte da programação de treinamento, fazendo também referência aos sistemas de transferência de energia que deveriam ser trabalhados. O metabolismo anaeróbio é tão importante para o jogador de handebol quanto para o velocista, no entanto uma boa capacidade aeróbia se faz importante para uma recuperação rápida e permitir um bem desempenho durante toda a partida.

No entanto, nos deparamos com um outro "problema" que fica para ser discutido em outra oportunidade: a avaliação. Em modalidades esportivas coletivas, as avaliações de desempenho esportivo deveriam ser realizadas por meio de testes com protocolos intermitentes.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário