Header Ads

Há muitas lesões no Crossfit? Em que parte do corpo elas acontecem?




O CrossFit é uma modalidade desportiva que requer trabalho funcional muscular e articular de alta intensidade. Neste sentido, um mau aquecimento ou a má execução de um movimento pode significar lesões graves com consequências que poderão ser permanentes.

Além do mau aquecimento ou da má execução de exercícios, o desconhecimento sobre as exigências da modalidade ou uma fraca condição física são outro dos fatores determinantes no contexto da lesão. Numa rotina onde se trabalha oito horas por dia e essas oito horas são passadas sentados à secretária, tirar 40 minutos de uma hora de almoço para fazer um treino de alta intensidade como é o CrossFit, por vezes não é boa ideia

Um estudo publicado pelo Journal of Sports Medicine and Physical Fitness (EUA) e realizado com 117 praticantes de crossfit mostrou que a possibilidade dos praticantes se machucarem é menor do que em outros tipos de atividades físicas.

Em 12 semanas de acompanhamento, a incidência de lesões foi de 2,1 por 1.000 horas de treino. Segundo os autores, essa média é aceitável, principalmente em relação aos benefícios que o CrossFit proporciona.

Mas e quando se tem a lesão? Quais são as partes do corpo que mais se lesiona? A probabilidade de lesão é muito maior para atletas que não têm postura, amplitudes de movimentos e ou flexibilidade. Assim, as lesões mais comuns de acontecerem na prática desta modalidade concentram-se especialmente nos seguintes grupos:

Lesão no ombro

As articulações dos ombros e omoplatas sofrem mais facilmente lesões uma vez que são músculos estabilizadores do impacto. Quando os peitorais e os deltoides se esforçam para manter o ombro na posição correta, o stress resultante pode levar ao culminar numa inflamação dolorosa.

Lesão na lombar

Realizou um mau agachamento? É o suficiente para que sinta uma tensão na lombar e se desenvolva uma lesão que lhe irá afetar a postura no dia-a-dia. A maioria dos iniciados têm um core fraco e quando fazem movimentos complexos como o agachamento, não o ativam, irradiando a maiores tensões para a zona lombar.

Lesão no joelho

Sentiu um estalar no joelho? Normalmente provem de movimentos olímpicos mal executados como o cleanou exercícios pliométricos aos quais o aluno não está habituado. O centro de gravidade dos atletas deve estar ao máximo para trás, de forma a não sobrecarregar o peso nos joelhos. O Crossfit pressupõe que as amplitudes articulares estejam regularizadas, mas, com o tempo, o desuso destas articulações acabam por perder as suas amplitudes.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário